Notícias
Estudante apresenta artigo sobre ensino de Matemática
O discente José Mairton Rodrigues dos Santos, do curso de Licenciatura em Matemática do campus de Caucaia do IFCE, teve um artigo aprovado no VI Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática (Selem), evento realizado entre os dias 8 e 11 de setembro de 2021 de forma remota. O trabalho é assinado também pela professora Joelma Nogueira, coordenadora do Laboratório de Matemática e Ensino (Lamate) do campus.
O trabalho aborda a oferta da disciplina de Laboratório de Matemática durante o período de Ensino Remoto motivado pela pandemia causada pelo novo Coronavírus. O ambiente do Lamate foi o espaço escolhido pelos autores para a realização da pesquisa. "Como estudante de Licenciatura e bolsista do Lamate o que eu observo é a importância desse ambiente na formação inicial do licenciando, por possibilitar que os estudantes experimentem o seu fazer docente desde a graduação, com teoria e prática caminhando juntos", diz Mairton.
Lamate
Desde que foi criado, em 2019, o Laboratório de Matemática e Ensino do campus de Caucaia passou a apoiar a realização de pesquisas e projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), com três alunos já contemplados com bolsas. Outros dois discentes receberam diretamente do campus um Auxílio Formação para a relização de projetos no laboratório. Nos anos 2020 e 2021, alunos bolsistas do Lamate produziram e apresentaram trabalhos em seis eventos acadêmicos.
"Os projetos contemplados no PIBIC e no Auxílio Formação ligados à Licenciatura em Matemática e desenvolvidos no campus de Caucaia são importantes porque impulsionam o licenciando a desenvolver algumas competências ligadas à sua futura prática profissional ainda em sua formação inicial", diz a professora Joelma Nogueira, coordenadora do Lamate. "Por isso, acredito que o papel da pesquisa na licenciatura surge como um modo de produção de significados no contexto acadêmico e é fundamental para o sujeito que está se constituindo professor de Matemática".