Notícias
Esporte entra na rotina de servidores do campus de Caucaia
A sala de aula, os corredores e os escritórios não são os únicos ambientes compartilhados pelos servidores do campus de Caucaia do IFCE. Há poucos meses, um grupo se reúne para regar a saúde por meio da corrida. Seja para apenas sair do sedentarismo ou para competir “valendo”, docentes e técnicos administrativos dão exemplo e suam a camisa.
Um exemplo é Weilla Belo, chefe de gabinete do campus. “Comecei a participar de corridas de rua em 2013, motivada por amigos que já corriam. Apesar de não correr frequentemente como gostaria, aproveito sempre as oportunidades que tenho, visto que correr é extremamente gratificante, pois faz bem ao corpo e à mente”, resumiu a servidora.
Para ela, além dos ganhos físicos, a corrida “serve como momento de relaxamento, pois a atividade permite que façamos percursos diferentes e possamos também admirar diferentes paisagens, quer seja correndo na praia ou nas ruas do bairro”.
Sobre conciliar essa prática com o trabalho, ela diz ser plenamente possível, por se tratar de uma atividade que não demanda grandes esforços de deslocamento. “Pois se pode correr antes ou após o horário de trabalho em qualquer local”, frisa Weilla.
Felipe Morales, técnico em Eletrotécnica do campus, é outro atleta entre os servidores de Caucaia. “Comecei a observar amigos que correm, tentei correr uma época, mas arrumava desculpa, aí quando vi, no campus, o exemplo do Rodrigo (Freitas) e de outros colegas, tentei usar como incentivo”, conta. “A motivação mesmo veio depois dos jogos dos servidores (em junho deste ano), porque me vi num vídeo, notei que precisava emagrecer e aceitei o desafio de treinar, praticar esporte”, acrescenta.
Depois disso, Felipe começou a participar de corridas. Nas primeiras provas, de 3km e de 5km, conseguiu terminar e o resultado aumentou sua motivação. “No campus, a gente se juntou pra ir a algumas corridas e está tentando captar mais pessoas pra montar uma equipe e correr junto, que é mais motivador”, avalia, informando que o time do IFCE já tem dez componentes e está ganhando mais adeptos. “A gente treina, muda a alimentação, é muito legal”, destaca.
Luís Carlos de Freitas – Campus de Caucaia