Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > Equipes de Caucaia conquistam medalha de ouro e menção honrosa em Olimpíada de Química

OQEP-CE 2023

A premiação aconteceu na sexta-feira (15), no campus de Fortaleza
última modificação: 29/12/2023 14h47

O campus de Caucaia do Instituto Federal do Ceará (IFCE) conquistou medalha de ouro e menção honrosa na premiação da Olimpíada de Química das Escolas Públicas (OQEP Ceará) 2023, realizada na última sexta-feira (15), no campus de Fortaleza. O ouro foi alcançado pela equipe "Arrochados", composta pelos estudantes Francisco Juan Dias Loiola, Lavínnya Letícia Crispim Amâncio da Silva e Pedro Lucas Guimarães Sousa. A equipe "John Dalton", formada pelos alunos Letícia Torres Araújo, Marília Reis Moreira e Rebeca Lima de Souza, recebeu menção honrosa.

Os resultados obtidos são motivo de comemoração para o professor e orientador dos discentes, João Henrique Silva Luciano, que acompanhou toda a trajetória das equipes até a conquista inédita para o campus. “O sentimento é de orgulho! Principalmente, pelo fato de que a iniciativa pela participação na olimpíada partiu deles e por ter percebido a dedicação que tiveram para avançar a cada fase do certame. Essa conquista representa uma demonstração de maturidade acadêmica desses estudantes, mesmo se tratando de alunos do 1º ano do Ensino Médio. Representa ainda um exemplo e uma inspiração para os demais estudantes do curso, que, acredito, perceberão não ser impossível, com dedicação, alcançar aquilo que almejam”, diz ele.

Além do ouro, a equipe "Arrochados" também garantiu o segundo lugar geral na competição na modalidade A, voltada para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio regular ou profissional.

Em sua estreia em uma olimpíada, o aluno Pedro Lucas Guimarães Sousa já leva para casa a medalha de ouro. "Não significa somente uma conquista, mas um motivo de orgulho e progresso para mim, meu grupo, a turma de Química S2, o curso técnico integrado em Química e o campus IFCE Caucaia, que conquistará cada vez mais destaque nas olimpíadas que estão por vir."

A OQEP Ceará é dedicada aos estudantes do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Técnico Integrado, compreendendo quatro fases distintas. As duas primeiras consistiram em provas contendo questões de múltipla escolha. Na terceira fase, os participantes elaboraram uma redação, enquanto a quarta fase abrangeu uma avaliação com questões dissertativas. Neste ano, mais de 600 equipes participaram da Modalidade A da OQEP, e 30 equipes avançaram para a fase final.

Sobre a OQEP – A Olimpíada é organizada pelo IFCE e tem como objetivo ampliar o alcance da educação em Química no estado do Ceará, por meio de uma competição online, utilizando a estrutura do IFCE para fortalecer a participação de estudantes das escolas públicas de todo o estado.