Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > Encontro debate Estudos Afro-Brasileiros
conteúdo

Notícias

Encontro debate Estudos Afro-Brasileiros

Programação deu início ao semestre letivo 2020.1
última modificação: 27/01/2020 14h10
Evento foi realizado nos dias 23 e 24 de janeiro

Evento foi realizado nos dias 23 e 24 de janeiro

Docentes e técnicos-administrativos do campus de Caucaia participaram nos dias 23 e 24 de janeiro de mais em Encontro Pedagógico. A edição teve como tema "Construção, desafios, possibilidades e o desvelar-se da Lei 10.639/03 no campus de Caucaia" e trouxe convidadas externas ao campus para aprofundar o debate: Vera Regina Rodrigues da Silva (Lattes), doutora em Antropologia e docente da Unilab; e Anna Erika Ferreira Lima (Lattes), doutora em Geografia coordenadora do Neabi do campus de Fortaleza do IFCE. A iniciativa ainda recente do IFCE de realizar presencialmente a aferição dos candidatos que se autodeclaram pretos e pardos em concursos de seleção de novos alunos deu ainda mais atualidade ao tema, que já mobiliza educadores de todo o país.

VEJA MAIS FOTOS

Encontro-Pedagógico-2020.1-01.jpg

Professora Vera Rodrigues (Unilab)

"Foi um momento bem interessante porque são questões que estão no nosso dia a dia", diz Marcilia Macedo, coordenadora técnico-pedagógica do campus de Caucaia. "Então nós notamos uma grande receptividade e interesse dos colegas em debater e entender melhor qual é o nosso papel no atendimento ao aluno", acrescenta. Além das duas convidadas, o trabalho do Neabi do campus de Caucaia também teve destaque na programação. Iniciativas de aproximação com tribos indígenas e comunidades quilombolas de Caucaia foram relatadas, assim como o planejamento das próximas ações do Núcleo.

Organizado pela Coordenação Técnico-Pedagógica em parceria com o Departamento de Ensino, o Encontro Pedagógico 2020.1 também teve momentos de interação e trabalhos em grupo entre os servidores, que realizaram planejamentos e se reuniram em Grupos de Trabalho para propor novas ideias e projetos para o semestre.