Notícias
Emoção marca solenidade de designação do nome do Bloco didático para Professor Tercio Fontenele Ribeiro
HOMENAGEM
O campus de Caucaia do IFCE realizou na tarde desta terça-feira, 28 de junho, a solenidade de designação do nome do Bloco Didático para “Professor João Tercio Fontenele Ribeiro”. A denominação do espaço físico institucional foi aprovada pelo Conselho Superior do IFCE (Consup), por meio da Resolução Nº 44, de 13 de agosto de 2021. O evento contou com a presença de familiares, docentes, técnico-administrativos, alunos e egressos.
Ao som de Beatles, uma das bandas preferidas do professor Tercio Ribeiro, os presentes assistiram a um vídeo-homenagem com depoimento do docente e registros de momentos vivenciados por ele no campus. A cerimônia foi seguida por falas dos presentes.
“Tercio era um verdadeiro educador, primava pelo desenvolvimento da reflexão crítica dos alunos”, ressaltou o professor Herlânio Pessoa Freires, colega de trabalho e amigo do homenageado, que destacou que o “amor à família” era uma das principais características do amigo.
Representando os discentes, o egresso Francisco Hermeson de Souza Gomes agradeceu ao professor pela contribuição fundamental para o campus. “A minha fala é de gratidão e de respeito ao professor pelo seu legado ao campus de Caucaia”.
Coordenadores dos cursos do campus também prestaram homenagens ao colega. “Agradeço por ele ter estado em nossas vidas. Eu que tive a oportunidade de conhecê-lo, tenho que agradecê-lo como pessoa e como profissional de alto nível, que me ajudou e com quem aprendi bastante”, destacou o professor Cláudio Lacerda, coordenador do curso técnico integrado em Metalurgia.
“Gostaria que ele tivesse visto o curso de Engenharia de Produção ativo, em funcionamento, mas tenho certeza que esse curso tem muito dele”, afirmou o professor Jarbas Rocha, coordenador do curso de Engenharia de Produção. O professor Francisco Wagner de Sousa enfatizou a merecida homenagem ao professor, a quem agradeceu pelo legado deixado, e que agora dá nome ao espaço físico que começa a ser chamado carinhosamente de “Bloco do Tercio”.
Representando a direção-geral do campus, o chefe do Departamento de Ensino, professor Glauco Bastos, falou sobre a importância do papel docente na vida dos estudantes, já que “o educador se eterniza em cada ser que educa”, conforme diz Paulo Freire. “Agora essa imortalidade do professor Tercio é materializada no campus de Caucaia, no Bloco onde estão os laboratórios que ele ministrava aula”.
O momento foi marcado pela emoção dos familiares: a esposa do professor, Sra. Geisa Ribeiro, e dos filhos Davi Ribeiro e Geraldo Ribeiro, que agradeceram a presença de todos e relembraram a dedicação e amor do esposo e pai ao trabalho e à profissão docente.
Confira aqui o vídeo em homenagem ao professor Tercio Ribeiro.
Relembre a trajetória do docente - O professor Tercio Fontenele Ribeiro era Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2007); Especialista em Engenharia de Produção pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico – CENTEC (2005) e Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (1984). Atuava como servidor do IFCE desde maio de 2010 e foi coordenador do curso de Eletroeletrônica do campus de Caucaia entre dezembro de 2013 e junho de 2014, quando passou a atuar como chefe do Departamento de Ensino da unidade - função que exerceu até dezembro de 2014.
Ressalta-se as contribuições do professor Tercio como idealizador dos cursos técnicos concomitantes em Eletroeletrônica, Metalurgia e Petroquímica do campus de Caucaia e, posteriormente, a sua contribuição para que oferta dos cursos técnicos se desse no formato integrado ao ensino médio em tempo integral. O docente idealizou, enquanto chefe do Departamento de Ensino, juntamente com a direção geral, a ampliação do campus de Caucaia; o planejamento da sua infraestrutura; a quantidade de cursos ofertados; a criação e estruturação de laboratórios; a quantidade de alunos e aumento do quantitativo de servidores técnico-administrativos e docentes.
A designação do nome do Bloco Didático é uma homenagem ao docente, falecido em 14 de março de 2021, por complicações da Covid-19.