Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > Em alusão ao Maio Laranja, assistente social realiza palestra no campus de Caucaia
conteúdo

Notícias

Em alusão ao Maio Laranja, assistente social realiza palestra no campus de Caucaia

EVENTO

Mês é dedicado à conscientização contra o abuso e exploração sexual infantil
última modificação: 19/05/2022 15h24

Em alusão ao Maio Laranja, mês dedicado à conscientização contra o abuso e exploração sexual infantil no Brasil, o campus de Caucaia recebeu nesta terça-feira (18/05) a assistente social Mônica Mota, que atua como ativista social contra o Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Ceará, para ministrar a palestra “Desmascarando a violência sexual”. O evento realizado na quadra poliesportiva do campus reuniu estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos e colaborares.

Segundo a palestrante, o momento teve como objetivo esclarecer para os estudantes o que é a violência sexual e suas diversas formas de manifestações. “Também foi um momento para informar como podemos identificar e fazer uma denúncia segura, anônima e quais órgãos procurar para ter atendimento especializado. E, dentro desse contexto, falar também da minha vivência enquanto vítima de abuso sexual de modo intrafamiliar que ocorreu dos 6 aos 12 anos. Meu intuito é, a partir dessa fala, trazer essa violação para mais próximo dos ouvintes e potencializar possíveis relatos de estudantes que tenham passado ou ainda passem por essa grave violação de direitos”, explica Mônica.

De acordo com ela, quando uma vítima fala, outras conseguem também falar. “Desta forma, vamos conseguindo romper com os muros do silêncio que envolvem a violência sexual e, sobretudo, notificar aos órgãos, oferecer atendimento especializado para as vítimas e, principalmente, responsabilizar a figura agressora.”

Durante a palestra, a assistente social, que também é autora dos livros infantis "Tom, Elis e Chico" e "Menino Bernardo”, apresentou as duas obras que abordam de forma lúdica a temática do abuso sexual infantil. A escritora ainda doou um exemplar de cada obra para a biblioteca do campus.  

18 de Maio  - É o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi instituída em 2000, por meio da Lei 9.970.

Disque 100 - É o serviço do Governo Federal que funciona 24h e atende denúncias relacionadas à violações de direitos humanos.