Notícias
Egressa da Licenciatura em Química é aprovada em Mestrado em Energias Renováveis
PÓS-GRADUAÇÃO
A egressa do campus de Caucaia, Rebeca Teobaldo Pinto, da primeira turma do curso de Licenciatura em Química, agora faz parte do quadro discente do Mestrado Acadêmico em Energias Renováveis do campus de Maracanaú do IFCE. O curso tem como objetivo formar profissionais pesquisadores capazes de realizar atividades de pesquisa e ensino nas áreas de Energias Renováveis, com ênfase nas áreas de Bioquímica e Meio Ambiente, Controle e Processamento de Energia e Mecânica Aplicada na conservação do meio ambiente.
Durante a graduação, Rebeca foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) nos anos de 2020-2021 e também atuou como bolsista do auxílio-formação em 2022. A mestranda destaca a importância dessas vivências para a sua carreira acadêmica. “Posso afirmar que ter sido bolsista do Pibid e do auxílio-formação foi um grande incentivo para a conclusão da graduação e aprovação no mestrado. Foi por meio do Pibid, no qual fui orientada pelo professor Jonas Maia, que pude desenvolver o projeto que deu origem ao meu trabalho de conclusão de curso. Já como bolsista do auxílio-formação fui orientada pelo professor João Henrique Silva Luciano e pelos técnicos de laboratório Emanuelle Herculano e Maxwell Maia e, em parceria com minha colega de auxílio, Luciana Ádila, desenvolvemos um manual de aulas práticas para as disciplinas experimentais de química orgânica e inorgânica, fazendo os testes dos roteiros e adaptando sempre que necessário. Estar inserida nesse ambiente de pesquisa foi fundamental para a minha formação acadêmica.”
No mestrado, seu projeto aborda a linha de pesquisa "Bioquímica e Meio Ambiente", com ênfase em biodiesel e biolubrificantes, sob a orientação do professor Francisco Eduardo Arruda, coordenador do curso de Licenciatura em Química da unidade de Caucaia, e co-orientação da professora Tathilene Bezerra, ambos seus orientadores durante a graduação.
“O curso é interdisciplinar, portanto, tenho contato com pessoas formadas em diferentes áreas, como engenharia ambiental e mecânica, física e biologia. Isso tem contribuído bastante para minha formação”, diz Rebeca, que está no segundo semestre do mestrado.
Os vínculos com o campus de Caucaia permanecem, uma vez que a pesquisa está sendo realizada na unidade. "Ainda conto com muito apoio do campus de Caucaia, pois toda a parte experimental do meu projeto de pesquisa tem sido desenvolvida nos Laboratórios de Química Geral e Analítica do Campus.”
*Com informações do site do Programa de Pós-Graduação em Energias Renováveis, disponível em: http://ppger.ifce.edu.br/