Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > Neabi de Caucaia promove discussões sobre racismo e educação antirracista

Neabi de Caucaia promove discussões sobre racismo e educação antirracista

EVENTO

Primeiro encontro acontece de forma on-line na próxima segunda-feira, 09 de maio, às 14h
última modificação: 05/05/2022 15h16

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do campus de Caucaia do IFCE promove nos meses de maio a novembro um novo Ciclo de formação aberto a toda a comunidade do Instituto Federal. As reuniões funcionam como grupos de pesquisas com a discussão de textos sobre racismo, movimento negro, movimento indígena, branquitude, educação antirracista, legislação antirracista, entre outras temáticas. Os encontros acontecerão sempre na última segunda-feira de cada mês (à exceção da primeira), iniciando às 14h e indo até às 16h.

O funcionamento das reuniões – que iniciarão de forma virtual, mas tenderão a tornar-se presenciais ao longo do ano – se dará da seguinte maneira: os textos são disponibilizados previamente para os membros e a comunidade; um ou dois dos membros do Neabi de Caucaia, definidos previamente, ficarão responsáveis por uma breve exposição das principais ideias do texto; em seguida, o debate é aberto e todas as pessoas presentes podem se manifestar. “Ao final, tentaremos construir uma síntese da discussão e, se possível, registrar algo dessa síntese por escrito, para servir como acúmulo do núcleo”, explica o coordenador Neabi Caucaia, o professor Rodrigo Santaella.

Para terem acesso ao link da sala virtual dos encontros, os interessados em participar do Ciclo devem enviar e-mail para neabi.caucaia@ifce.edu.br

Confira a programação:

Dia 09/05/2022 (1º Encontro) – Cosmovisão Indígena e Povos Originários no Brasil

KRENAK, Ailton. A Potência do Sujeito Coletivo (Partes I e II). In: Revista Periferias, 2018.

Disponível em:

Dia 30/05/2022 (2º Encontro) – Racismo e Antirracismo. Uma introdução.

MADEIRA, Zelma. Racismo estrutural e as políticas de promoção da igualdade racial no Brasil. In: BONFIM, Marco Antônio Lima; PAIVA, Francisco Jeimes de Oliveira (orgs). I Curso de Formação em Relações Étnico-Raciais e Combate ao Racismo do Movimento Negro Unificado do Ceará (Turma Preta Simoa): Saberes Construídos na Luta Antirracista Cearense.São Carlos: Pedro e João Editores, 2020, pp.139-173

Dia 27/06/2022 (3º Encontro) – Racismo e Antirracismo. Uma Introdução (Parte II)

RIBEIRO, Djamila. Pequeno Manual Antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

Dia 29/08/2022 (4º Encontro) – Lei 10.639/03 e a Educação Antirracista

Lei 10.639/03: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm

SILVA, Maria Edileuza da; MENDES, Ernandi. Por uma educação antirracista: algumas reflexões sobre o currículo escolar e o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira na escola cearense. In: BONFIM, Marco Antônio Lima; PAIVA, Francisco Jeimes de Oliveira (orgs). I Curso de Formação em Relações Étnico-Raciais e Combate ao Racismo do Movimento Negro Unificado do Ceará (Turma Preta Simoa): Saberes Construídos na Luta Antirracista Cearense.São Carlos: Pedro e João Editores, 2020, pp.174-189.

Dia 26/09/2022 (5º Encontro) – Branquitude

BENTO, Maria Aparecida Silva. Branqueamento e Branquitude no Brasil. In: CARONE, Iray; BENTO, Maria Aparecida Silva (orgs.)Psicologia social do racismo – estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002, pp.25-58.

CARDOSO, Lourenço. Branquitude Acrítica e Crítica: A supremacia racial e o branco anti-racista. In: Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, V.8, N.1, jan-jun, 2010, pp.607-630.

Dia 31/10/2022 (6º Encontro) – Movimento Negro e sua História

RODRIGUES, Vera. Movimento Negro, Quilombos e Democracia: trajetórias de lutas. In: BONFIM, Marco Antônio Lima; PAIVA, Francisco Jeimes de Oliveira (orgs). I Curso de Formação em Relações Étnico-Raciais e Combate ao Racismo do Movimento Negro Unificado do Ceará (Turma Preta Simoa): Saberes Construídos na Luta Antirracista Cearense.São Carlos: Pedro e João Editores, 2020, pp.88-121.

Dia 28/11/2022 (7º Encontro) – Racismo no Ceará

BONFIM, Marco Antônio Lima do. Ser negro no Ceará: dor, racismo e reexistência. In: BONFIM, Marco Antônio Lima; PAIVA, Francisco Jeimes de Oliveira (orgs). I Curso de Formação em Relações Étnico-Raciais e Combate ao Racismo do Movimento Negro Unificado do Ceará (Turma Preta Simoa): Saberes Construídos na Luta Antirracista Cearense.São Carlos: Pedro e João Editores, 2020, pp.23-34;

FERREIRA, Hilário. Reflexões de um negro cearense inquieto com o combate ao racismo no Ceará. In: BONFIM, Marco Antônio Lima; PAIVA, Francisco Jeimes de Oliveira (orgs). I Curso de Formação em Relações Étnico-Raciais e Combate ao Racismo do Movimento Negro Unificado do Ceará (Turma Preta Simoa): Saberes Construídos na Luta Antirracista Cearense.São Carlos: Pedro e João Editores, 2020, pp.47-87.