Notícias
Caucaia tem seu melhor desempenho na Canguru de Matemática
RECONHECIMENTO
Estudo, foco e dedicação resultaram em 13 premiações para estudantes do campus de Caucaia do IFCE na Olimpíada Canguru de Matemática 2023. Este é o melhor resultado obtido pela unidade na competição, que é destinada a alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio.
“Antes de pensar que é só mais uma medalha, eu penso no esforço que teve por trás. Antes de achar que foi mais uma conquista, eu lembro de todo o esforço. Essa olimpíada é muito boa, e nosso campus conseguiu um excelente resultado. O estudo move o mundo. Que as pessoas possam ser sempre curiosas e nunca parem de procurar saber mais”, reflete o aluno do curso técnico integrado em Eletroeletrônica, Caio Emanuel de Oliveira Lima, medalhista de bronze na Canguru.
Além do esforço e habilidades matemáticas, os alunos premiados têm algo a mais em comum: todos fazem parte do Projeto de extensão “Treinamento Olímpico”, coordenado pelo professor Renato Targino. “O trabalho desenvolvido no projeto de olimpíadas consiste em estimular e preparar nossos estudantes para enfrentar desafios matemáticos de alto nível. Através de treinamentos, resolução de problemas e participação em competições, buscamos desenvolver habilidades e competências que vão além do conteúdo programático tradicional. É uma oportunidade de explorar o raciocínio lógico, a criatividade e a capacidade de resolver problemas complexos”, explica o docente.
A abordagem diferenciada tem alcançado um impacto significativo no aprendizado da matemática pelos alunos. “Ao se envolverem em atividades olímpicas, os estudantes são estimulados a pensar de forma crítica e a buscar soluções inovadoras. Eles são desafiados a aplicar conceitos aprendidos em situações reais e a explorar novas formas de abordar problemas matemáticos. Com isso, o aprendizado se torna mais dinâmico e envolvente, despertando um maior interesse e entusiasmo pela disciplina”, ressalta o professor.
CONFIRA OS PREMIADOS NA CANGURU DE MATEMÁTICA 2023
🥉 Medalha de Bronze:
Caio Emanuel de Oliveira Lima
Caio Rodrigues Juvenal Sampaio
Jorge Lucas Ferreira Alves
José Levi Pimentel da Silva
João Gabriel dos Santos Araújo
🏅 Honra ao Mérito:
Américo Vitor Moreira Barbosa
Gustavo Paixão dos Santos
Israel Dutra Bezerra Ferreira
Luiz Fernando Marques Costa
Marcos Kauan da Silva Freitas
Marcos Nicolau de Oliveira Costa
Maria Eduarda Farias Caetano Nascimento
Sabrina Santos Buhatem
Trajetória na Canguru - A participação dos estudantes de Caucaia na competição vem crescendo desde 2019, primeira atuação do campus na Canguru. Em 2019, 47 alunos realizaram a prova e um foi premiado; em 2020, não houve inscritos por causa da pandemia; em 2021, 64 alunos participaram e sete foram premiados, a mesma quantidade de premiações foram obtidas em 2022, mas com um aumento de participação: 273 alunos responderam o teste. Em 2023, o campus obteve treze premiações e 334 participantes.
Para o professor Renato, o aumento na procura pelo projeto e pelas olimpíadas é reflexo do trabalho desenvolvido no projeto. “Mais estudantes se sentem motivados a participar e a buscar seu melhor desempenho. Eles percebem que as olimpíadas de matemática vão além de uma simples competição, mas representam uma oportunidade de crescimento pessoal e acadêmico. Fico extremamente orgulhoso dos nossos alunos premiados e de todos aqueles que se envolveram no projeto de olimpíadas. Eles são exemplos de determinação, superação e excelência acadêmica. Tenho certeza de que essas conquistas impulsionarão ainda mais o interesse pela matemática em nossa instituição e inspirarão outros estudantes a buscar seu potencial máximo”, conclui.