Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > Caucaia realiza as primeiras defesas de TCCs da Licenciatura em Química
conteúdo

Notícias

Caucaia realiza as primeiras defesas de TCCs da Licenciatura em Química

GRADUAÇÃO

Quatro estudantes apresentaram suas pesquisas de conclusão de curso
última modificação: 13/07/2023 10h33

O campus de Caucaia do IFCE realizou suas primeiras defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) da Licenciatura em Química. Durante o mês de junho, os estudantes Lucas de Almeida, Uyraisse Bronnimann, Cleidiane Oliveira e Rebeca Pinto apresentaram com êxito suas monografias perante à comunidade acadêmica, amigos e familiares.

A primeira defesa ocorreu no dia 19 de junho, à tarde. Em um auditório repleto, o aluno Lucas apresentou o trabalho intitulado "Utilização da Gamificação como Ferramenta de Avaliação em Química Orgânica". Além da emoção de ser o primeiro a defender, ele enfatizou o apoio do IFCE para concluir sua jornada na graduação. “Houve momentos em minha vida em que não me senti merecedor de ocupar o lugar em que estava. Quando estive frente a este sentimento, encontrei no IF apoio. Sinto que não posso expressar em palavras a minha gratidão por essa instituição e por todos que fazem parte dela, mas gostaria de agradecer, de todo meu coração, a todos que fizeram parte dessa trajetória. Hoje posso dizer que sou cria do IF, fruto de uma educação superior pública de qualidade.”

O professor Eugênio Moreira, orientador de Lucas, ressaltou a qualidade do trabalho desenvolvido. “O interesse do público se deu pelo fato de ser a primeira apresentação de TCC da primeira turma a concluir o curso de Licenciatura em Química e, principalmente, por se tratar de um resultado de pesquisa de grande relevância acadêmica e social. A discussão dos resultados da pesquisa teve como ponto central a importância da utilização da gamificação como prática alternativa para avaliar o rendimento escolar de alunos da Educação Básica e apresentou, de forma inovadora, um jogo como produto educacional”, ressaltou.

No dia 28 de junho, as alunas Uyraisse Bronnimann, Cleidiane Oliveira e Rebeca Pinto realizaram as apresentações de seus trabalhos. Uyraisse defendeu monografia que tratou sobre "A Aprendizagem de Química no Primeiro Ano do Ensino Médio e o Uso da Matemática como Ferramenta Aplicada à Estequiometria". Após a defesa na sala da videoconferência, ela expressou a emoção vivenciada. "Estou extremamente feliz e grata por ter concluído minha graduação nesta instituição. Foram quatro anos e meio de intenso aprendizado. Defender meu trabalho final desperta um misto de emoções, principalmente a sensação de sucesso. Não foi fácil, mas consegui chegar até aqui!", comemorou.

O trabalho de 83 páginas analisa o uso da Matemática como uma ferramenta no ensino da Química. A orientadora da monografia, professora Joelma Nogueira, explica que “a experiência investigada ocorreu no primeiro semestre do curso técnico integrado em Química do campus de Caucaia e que tem um viés na Etnomatemática”.

A segunda apresentação do dia 28 de junho foi da aluna Cleidiane Oliveira, com a defesa do trabalho "O Ensino de Química Ambiental: A Experimentação como Potencializadora da Aprendizagem Significativa sobre a Temática da Poluição Atmosférica", realizada no auditório do campus. Segundo a aluna, "a apresentação do TCC marca o fim de uma jornada e é também uma oportunidade de mostrar um pouco do trabalho realizado no âmbito acadêmico, além de oportunizar um maior conhecimento por meio das contribuições da banca avaliadora.” A estudante também agradeceu as contribuições do orientador, o professor Francisco Wagner de Sousa, e do coorientador, o técnico de laboratório Maxwell Lima Maia.

Após a defesa, Cleidiane recebeu um convite da professora Jamilastreia (IFCE), que fazia parte da banca avaliadora, para apresentar a monografia em suas disciplinas. “A banca relatou que a apresentação estava acima das expectativas e o trabalho, mesmo com ajustes, estava excelente”, pontuou o orientador Wagner.

A última defesa ocorrida no dia 28 de junho foi da estudante Rebeca Teolbaldo com a apresentação do trabalho "Extração de óleos essenciais de laranja-pera e capim-santo e a produção de aromatizantes como proposta de experimentação e contextualização do ensino de Química orgânica", na sala de videoconferência do campus.

A aluna considerou trancar o curso quando as aulas presenciais retornaram após a pandemia, devido à necessidade de conciliar estudo e trabalho. No entanto, ao ser contemplada com a bolsa do auxílio formação, conseguiu permanecer no campus e concluir seus estudos com a defesa da monografia. “O dia da defesa certamente ficará guardado na minha memória como um dos momentos mais especiais da minha vida. Eu sou muito grata por essa instituição e devo muito a ela! Agradeço aos técnicos do Laboratório de Química Geral e Instrumentação Analítica, Maxwell Maia e Emanuelle Herculano, que me auxiliaram durante os testes do meu TCC e, ao meu orientador, prof. Dr. João Henrique, que me deu todo o suporte necessário durante a realização da pesquisa”, afirmou Rebeca.

A defesa também foi comemorada pelo orientador da aluna, o professor João Henrique Lima. “A Rebeca fez uma ótima apresentação do TCC, que foi escrito na forma de artigo científico. Tanto a apresentação quanto a ideia e a relevância do tema foram bastante elogiados pela banca examinadora, composta pelas professoras Manuella Barbosa, do IFCE, e Antônia Pimenta, da UFC.” O docente disse ainda que as contribuições realizadas pela banca serão incorporadas ao artigo, que será submetido à publicação em periódico voltado ao ensino de Química.

As quatro defesas tiveram um público significativo. O professor Eduardo Arruda, coordenador do curso de Licenciatura em Química, ressaltou a expressiva participação dos estudantes durante os eventos. "Todas as salas estavam repletas de alunos, tanto do curso de licenciatura quanto do curso de matemática. A banca avaliadora contou com membros externos, o que contribuiu para o sucesso do evento. Fico satisfeito em informar que todos os alunos foram aprovados."

Confira a seguir as bancas avaliadoras dos trabalhos apresentados:

“UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO EM QUÍMICA ORGÂNICA"
Aluno: Lucas Rogério de Almeida
Banca: Prof. Dr. Eugenio Eduardo Pimentel Moreira (IFCE campus Caucaia – orientador – presidente)
Profa. Dra. Maria Clebiana da Silva Peixoto
Profa. Dra. Marlene de Alencar Dutra
Suplente: Profa. Ma. Jamilastreia Alves da Sila
Data: 19/06/2023 (segunda-feira)
Horário: 18h15

“A APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO E O USO DA MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA APLICADA À ESTEQUIOMETRIA”
Aluna: Uyraisse Cardoso Bronnimann
Banca: Prof. Dra. Joelma Nogueira dos Santos (IFCE campus Caucaia – orientador – presidente)
Prof. Dr. Jefferson Queiroz Lima (IFCE campus Caucaia)
Prof. Dra. Marlene de Alencar Dutra (UFC – titular)
Suplente: Prof. Dr. João Henrique Silva Luciano (IFCE – campus Caucaia - Co-orientador)
Data: 28/06/2023 (quarta-feira)
Horário: 10h

“O ENSINO DE QUÍMICA AMBIENTAL: A EXPERIMENTAÇÃO COMO POTENCIALIZADORA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE A TEMÁTICA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA“
Aluno: Cleidiane da Silva Oliveira
Banca: Prof. Dr. Francisco Wagner de Sousa (IFCE campus Caucaia – orientador – presidente)
Profa Ma. Jamilastreia Alves da Silva (IFCE/Caucaia)
Ma. Maxwell Lima Maia (IFCE/Caucaia)
Prof. Dr. Sebastian Diez (Centro de Investigación en Tecnologias para la Sociedad/ Universidad del Desarrollo/ Santiago/Chile)
Suplente: Prof. Jefferson Pereira Ribeiro (UFC)
Data: 28/06/2023 (quarta-feira)
Horário: 15h

“EXTRAÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE LARANJA-PERA E CAPIM-SANTO E A PRODUÇÃO DE AROMATIZANTES COMO PROPOSTA DE

EXPERIMENTAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA"
Aluna: Rebeca Teobaldo Pinto
Banca: Prof. Dr. João Henrique Silva Luciano (IFCE campus Caucaia – orientador – presidente)
Prof. Dra. Manuella Macêdo Barbosa (IFCE campus Caucaia)
Prof. Dra. Antônia Torres Ávila Pimenta (UFC – titular)
Suplente: Prof. Dr. Franciso Eduardo Arruda Rodrigues (IFCE – campus Caucaia)
Data: 28/06/2023 (quarta-feira)
Horário: 17h