Notícias
Caucaia realiza as primeiras defesas de TCCs da Licenciatura em Química
GRADUAÇÃO
O campus de Caucaia do IFCE realizou suas primeiras defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) da Licenciatura em Química. Durante o mês de junho, os estudantes Lucas de Almeida, Uyraisse Bronnimann, Cleidiane Oliveira e Rebeca Pinto apresentaram com êxito suas monografias perante à comunidade acadêmica, amigos e familiares.
A primeira defesa ocorreu no dia 19 de junho, à tarde. Em um auditório repleto, o aluno Lucas apresentou o trabalho intitulado "Utilização da Gamificação como Ferramenta de Avaliação em Química Orgânica". Além da emoção de ser o primeiro a defender, ele enfatizou o apoio do IFCE para concluir sua jornada na graduação. “Houve momentos em minha vida em que não me senti merecedor de ocupar o lugar em que estava. Quando estive frente a este sentimento, encontrei no IF apoio. Sinto que não posso expressar em palavras a minha gratidão por essa instituição e por todos que fazem parte dela, mas gostaria de agradecer, de todo meu coração, a todos que fizeram parte dessa trajetória. Hoje posso dizer que sou cria do IF, fruto de uma educação superior pública de qualidade.”
O professor Eugênio Moreira, orientador de Lucas, ressaltou a qualidade do trabalho desenvolvido. “O interesse do público se deu pelo fato de ser a primeira apresentação de TCC da primeira turma a concluir o curso de Licenciatura em Química e, principalmente, por se tratar de um resultado de pesquisa de grande relevância acadêmica e social. A discussão dos resultados da pesquisa teve como ponto central a importância da utilização da gamificação como prática alternativa para avaliar o rendimento escolar de alunos da Educação Básica e apresentou, de forma inovadora, um jogo como produto educacional”, ressaltou.
No dia 28 de junho, as alunas Uyraisse Bronnimann, Cleidiane Oliveira e Rebeca Pinto realizaram as apresentações de seus trabalhos. Uyraisse defendeu monografia que tratou sobre "A Aprendizagem de Química no Primeiro Ano do Ensino Médio e o Uso da Matemática como Ferramenta Aplicada à Estequiometria". Após a defesa na sala da videoconferência, ela expressou a emoção vivenciada. "Estou extremamente feliz e grata por ter concluído minha graduação nesta instituição. Foram quatro anos e meio de intenso aprendizado. Defender meu trabalho final desperta um misto de emoções, principalmente a sensação de sucesso. Não foi fácil, mas consegui chegar até aqui!", comemorou.
O trabalho de 83 páginas analisa o uso da Matemática como uma ferramenta no ensino da Química. A orientadora da monografia, professora Joelma Nogueira, explica que “a experiência investigada ocorreu no primeiro semestre do curso técnico integrado em Química do campus de Caucaia e que tem um viés na Etnomatemática”.
A segunda apresentação do dia 28 de junho foi da aluna Cleidiane Oliveira, com a defesa do trabalho "O Ensino de Química Ambiental: A Experimentação como Potencializadora da Aprendizagem Significativa sobre a Temática da Poluição Atmosférica", realizada no auditório do campus. Segundo a aluna, "a apresentação do TCC marca o fim de uma jornada e é também uma oportunidade de mostrar um pouco do trabalho realizado no âmbito acadêmico, além de oportunizar um maior conhecimento por meio das contribuições da banca avaliadora.” A estudante também agradeceu as contribuições do orientador, o professor Francisco Wagner de Sousa, e do coorientador, o técnico de laboratório Maxwell Lima Maia.
Após a defesa, Cleidiane recebeu um convite da professora Jamilastreia (IFCE), que fazia parte da banca avaliadora, para apresentar a monografia em suas disciplinas. “A banca relatou que a apresentação estava acima das expectativas e o trabalho, mesmo com ajustes, estava excelente”, pontuou o orientador Wagner.
A última defesa ocorrida no dia 28 de junho foi da estudante Rebeca Teolbaldo com a apresentação do trabalho "Extração de óleos essenciais de laranja-pera e capim-santo e a produção de aromatizantes como proposta de experimentação e contextualização do ensino de Química orgânica", na sala de videoconferência do campus.
A aluna considerou trancar o curso quando as aulas presenciais retornaram após a pandemia, devido à necessidade de conciliar estudo e trabalho. No entanto, ao ser contemplada com a bolsa do auxílio formação, conseguiu permanecer no campus e concluir seus estudos com a defesa da monografia. “O dia da defesa certamente ficará guardado na minha memória como um dos momentos mais especiais da minha vida. Eu sou muito grata por essa instituição e devo muito a ela! Agradeço aos técnicos do Laboratório de Química Geral e Instrumentação Analítica, Maxwell Maia e Emanuelle Herculano, que me auxiliaram durante os testes do meu TCC e, ao meu orientador, prof. Dr. João Henrique, que me deu todo o suporte necessário durante a realização da pesquisa”, afirmou Rebeca.
A defesa também foi comemorada pelo orientador da aluna, o professor João Henrique Lima. “A Rebeca fez uma ótima apresentação do TCC, que foi escrito na forma de artigo científico. Tanto a apresentação quanto a ideia e a relevância do tema foram bastante elogiados pela banca examinadora, composta pelas professoras Manuella Barbosa, do IFCE, e Antônia Pimenta, da UFC.” O docente disse ainda que as contribuições realizadas pela banca serão incorporadas ao artigo, que será submetido à publicação em periódico voltado ao ensino de Química.
As quatro defesas tiveram um público significativo. O professor Eduardo Arruda, coordenador do curso de Licenciatura em Química, ressaltou a expressiva participação dos estudantes durante os eventos. "Todas as salas estavam repletas de alunos, tanto do curso de licenciatura quanto do curso de matemática. A banca avaliadora contou com membros externos, o que contribuiu para o sucesso do evento. Fico satisfeito em informar que todos os alunos foram aprovados."
Confira a seguir as bancas avaliadoras dos trabalhos apresentados:
“UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO EM QUÍMICA ORGÂNICA"
Aluno: Lucas Rogério de Almeida
Banca: Prof. Dr. Eugenio Eduardo Pimentel Moreira (IFCE campus Caucaia – orientador – presidente)
Profa. Dra. Maria Clebiana da Silva Peixoto
Profa. Dra. Marlene de Alencar Dutra
Suplente: Profa. Ma. Jamilastreia Alves da Sila
Data: 19/06/2023 (segunda-feira)
Horário: 18h15
“A APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO E O USO DA MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA APLICADA À ESTEQUIOMETRIA”
Aluna: Uyraisse Cardoso Bronnimann
Banca: Prof. Dra. Joelma Nogueira dos Santos (IFCE campus Caucaia – orientador – presidente)
Prof. Dr. Jefferson Queiroz Lima (IFCE campus Caucaia)
Prof. Dra. Marlene de Alencar Dutra (UFC – titular)
Suplente: Prof. Dr. João Henrique Silva Luciano (IFCE – campus Caucaia - Co-orientador)
Data: 28/06/2023 (quarta-feira)
Horário: 10h
“O ENSINO DE QUÍMICA AMBIENTAL: A EXPERIMENTAÇÃO COMO POTENCIALIZADORA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE A TEMÁTICA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA“
Aluno: Cleidiane da Silva Oliveira
Banca: Prof. Dr. Francisco Wagner de Sousa (IFCE campus Caucaia – orientador – presidente)
Profa Ma. Jamilastreia Alves da Silva (IFCE/Caucaia)
Ma. Maxwell Lima Maia (IFCE/Caucaia)
Prof. Dr. Sebastian Diez (Centro de Investigación en Tecnologias para la Sociedad/ Universidad del Desarrollo/ Santiago/Chile)
Suplente: Prof. Jefferson Pereira Ribeiro (UFC)
Data: 28/06/2023 (quarta-feira)
Horário: 15h
“EXTRAÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE LARANJA-PERA E CAPIM-SANTO E A PRODUÇÃO DE AROMATIZANTES COMO PROPOSTA DE
EXPERIMENTAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA"
Aluna: Rebeca Teobaldo Pinto
Banca: Prof. Dr. João Henrique Silva Luciano (IFCE campus Caucaia – orientador – presidente)
Prof. Dra. Manuella Macêdo Barbosa (IFCE campus Caucaia)
Prof. Dra. Antônia Torres Ávila Pimenta (UFC – titular)
Suplente: Prof. Dr. Franciso Eduardo Arruda Rodrigues (IFCE – campus Caucaia)
Data: 28/06/2023 (quarta-feira)
Horário: 17h