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Caucaia realiza as primeiras defesas de TCC da Licenciatura em Matemática
GRADUAÇÃO
O campus de Caucaia do IFCE teve as suas primeiras defesas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Matemática. Os estudantes Ana Vitória Gomes Bezerra e Adriano Soares de Sousa apresentaram seus trabalhos na última quinta-feira, 15 de dezembro, na sala de videoconferência da unidade.
A aluna Ana Vitória apresentou o trabalho intitulado “Inserção da Microeconomia no currículo de Matemática do Ensino Médio: Uma proposta de atividade”, que teve a orientação do professor Leandro Jader Pitombeira. A banca também teve a participação dos docentes Scarlett Costa Carvalho e Levi Rodrigues Leite. “A defesa do meu TCC foi um marco muito importante na minha vida. Foram dois anos desenvolvendo o trabalho com muita dedicação e ajuda dos meus professores da graduação e, principalmente, do meu professor orientador Leandro Jader, que me auxiliou bastante na construção do trabalho. Espero que os alunos que estavam na minha defesa se inspirem, mesmo sabendo que o curso não é fácil, porém com as apresentações das duas defesas, tanto a minha quanto a do Adriano, demonstramos que o curso está bem preparado para a formação de licenciados para a região de Caucaia e sua circunvizinhança”, diz a concluinte.
Na mesma data, o aluno Adriano apresentou o TCC “Um estudo sobre os critérios de divisibilidade e sua aplicação em questões da OBMEP”. O estudante teve a orientação do professor Luís Farias Maia e a co-orientação da professora Joelma Nogueira dos Santos. Participaram da banca os docentes Renato Oliveira Targino e David Carneiro de Souza. “Foi uma experiência muito gratificante. A melhor parte foi a presença de todos os colegas, amigos e visitantes. A banca também foi sensacional. Foi um momento de grande aprendizado, e acredito que todos que estavam ali presentes de certa maneira aprenderam algo”, diz o formando.
No trabalho desenvolvido por Ana Vitória foi proposta a inserção do conteúdo de Microeconomia ao currículo do Ensino Médio como uma estratégia de melhorar o ensino e a aprendizagem em matemática. “Foi apresentado o conteúdo de microeconomia de forma didática simples, assim como planos de aulas utilizando metodologias ativas de ensino e aprendizagem”. A ideia é a criação de novas estratégias para melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem em matemática, explica a aluna.
O trabalho realizado por Adriano buscou compreender a aplicação do conteúdo “critérios de divisibilidade” em questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), como elemento mediador da aprendizagem. “Procuramos compreender os critérios de divisibilidade na teoria dos números, identificar estes critérios em questões da OBMEP e discutir a sua inserção como conteúdo da Olimpíada. Porém, como a matemática muitas vezes não é atrativa para os alunos, o professor busca outras formas de ajudar os alunos no conteúdo. A partir desse contexto, buscamos observar e apontar a relevância do conhecimento dos educadores e educandos acerca dos critérios de divisibilidade para uma melhor intermediação do processo de resolução de questões da OBMEP”, diz o estudante.