Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > Caucaia promove “Encontros da Matemática 2022”

Caucaia promove “Encontros da Matemática 2022”

A programação abrange palestras de professores renomados na área
última modificação: 05/05/2022 15h03

Os professores e estudantes da Licenciatura em Matemática do campus de Caucaia do IFCE promovem nos dias 05 e 06 de maio o “Encontros da Matemática 2022”. O evento será gratuito e presencial na sala da vídeoconferência do campus. As inscrições serão realizadas no primeiro dia da programação em um check-in de forma presencial. O evento homenageia o Dia Nacional da Matemática, comemorado em 06/05, e visa reunir estudantes, professores e pesquisadores da área.

A programação abrange palestras de professores renomados e na quinta à tarde acontecerá a entrega das medalhas aos alunos do médio que se destacaram em olimpíadas passadas.

O evento conta com a organização dos professores Emanuel Viana, Luís Farias e Renato Targino. Mais informações no site https://sites.google.com/ifce.edu.br/encontrosdamatematica/eventos?authuser=0

Confira a programação:

Dia 05/05/2022

14h30 - 15h30 - Premiação dos Discentes nas Olimpíadas de Matemática (Professor Renato Targino)

15h30 - 17h - Palestra "Ladrilhamento de Superfícies" (Palestrante: Professor Carlos Nehab)

18h30 - 18h40 - Abertura dos Encontros da Matemática 2022 (Professor Emanuel Viana)

18h40 - 20h – Palestra “Um Convite aos Sistemas Dinâmicos” (Palestrante: Professor Yuri Lima)

20h20 - 21h50 – Palestra “Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFC” (Palestrante: Professor Yuri Lima)

Dia 06/05/2022

18h40 - 20h – Palestra "A Vida Misteriosa dos Matemáticos" (Palestrante: Professor Celso José da Costa)

20h20 - 22h – Palestra a definir

Sobre os palestrantes:

Professor Celso José da Costa (UFF):  Obteve um doutorado no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Rio de Janeiro, em dezembro de 1982, com uma tese na área de geometria diferencial. O resultado principal de sua tese foi a prova da existência de uma superfície mínima e completa no espaço euclidiano tridimensional com a topologia do toro menos três pontos.

Professor Yuri Gomes Lim (UFC): É um matemático dedicado ao caos. É professor adjunto da Universidade Federal do Ceará, onde também fez o mestrado em matemática. No doutorado ingressou no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Ainda no IMPA fez o estágio de pós-doutorado, além de mais três instituições: o Instituto Weizmann de Ciência, em Israel; a Universidade de Maryland, Estados Unidos, e na Universidade Paris-Sud 11, França.

Professor Carlos Nehab: Formado em engenharia elétrica pelo IME (Instituto Militar de Engenharia) e com diversos cursos complementares na PUC/Rio, no IMPA e na Universidade Federal Fluminense. Trabalhou também como professor convidado em diversas instituições, como o IMPA, a Coppead e o IBMEC. Hoje, além de continuar atuando em vestibular, participa como professor e coordenador nas Oficinas de Matemática de projeto comunitário desenvolvido pelo Departamento de Educação da PUC/Rio.