Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > Caucaia obtém os primeiros registros de programa de computador no INPI
conteúdo

Notícias

Caucaia obtém os primeiros registros de programa de computador no INPI

INOVAÇÃO

Os softwares Labmeyer e ALICE têm a área da Química como campo de aplicação
última modificação: 02/02/2023 11h01

O campus de Caucaia do IFCE obteve os primeiros registros de programa de computador junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Os autores do software Labmeyer são o estudante do Curso Técnico Integrado em Química, Wesley Barbosa Silva, o professor Francisco Wagner de Sousa e o técnico de laboratório Maxwell Lima Maia. Eles também são os autores do ALICE, juntamente com o aluno José Helano do Nascimento Lima, da Licenciatura em Química. Os softwares foram desenvolvidos com as linguagens HTML, JAVA SCRIPT e CSS e financiados pelo edital 2022 do Programa Institucional de Bolsas de Auxílio Formação do IFCE.

O Labmeyer é uma plataforma online de calculadoras químicas que pode ser acessada por qualquer dispositivo, seja ele computador, smartphone ou tablet. O estudante Wesley explica que a ferramenta possibilita a realização de cálculos relacionados à Química como volumetria e balanceamento de reações e visa contribuir com o cotidiano dos alunos, como um recurso didático ligado ao ensino da Química. “O Labmeyer vem abrir novas dimensões às atividades, aliviando o peso dos cálculos da resolução de um problema e permitindo ao aluno ter foco em seu processo de resolução, bem como pode ser usado por profissionais como uma ferramenta auxiliar”, diz o aluno.

A ideia do software surgiu em julho de 2021, durante o isolamento social da pandemia da COVID-19, em aulas remotas da disciplina “Analítica Básica”, ministrada pelo professor Francisco Wagner e o técnico de laboratório Maxwell. “A proposta era elaborar estratégias para melhorar a aprendizagem dos estudantes durante e após a pandemia”, explica Maxwell.

Nos planos futuros dos pesquisadores está a expansão do número de calculadoras químicas disponíveis na plataforma para atender tanto aos estudantes e professores da educação básica quanto os do nível superior. A versão temporária do Labmeyer está disponível em labmeyer.vercel.app

Desenvolvido com o objetivo principal de consultar o almoxarifado do Laboratório de Química do campus de Caucaia, o ALICE (Assistente de Laboratório do Instituto Federal do Ceará) é um software de chatbot que executa tarefas automatizadas no aplicativo WhatsApp e que pode ser acessado com o número de telefone ou QR Code.  “O ALICE é capaz de encontrar qualquer reagente em segundos fazendo uma pesquisa por nome ou fórmula molecular e obter informações como: nome, fórmula, massa molar, quantidade, volume, data de fabricação e data de validade”, ressalta o professor Francisco Wagner. A versão oficial do ALICE está em testes.