Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > Caucaia forma novos técnicos e primeiros licenciados em Química
conteúdo

Notícias

Caucaia forma novos técnicos e primeiros licenciados em Química

SOLENIDADE

Cerimônia foi realizada no auditório do campus
última modificação: 12/09/2023 13h39

Enfim, formados! Na última sexta-feira, 01 de setembro, o campus de Caucaia celebrou um momento histórico ao realizar a primeira cerimônia de colação de grau para os graduados da Licenciatura em Química, ao mesmo tempo, em que conferiu certificações aos novos técnicos que concluíram os cursos subsequente em Logística e o integrado em Metalurgia. O evento comemorou o sucesso acadêmico e a jornada de aprendizado desses estudantes com a presença de servidores, familiares e amigos no auditório do campus.

Rebeca Teobaldo, concludente da Licenciatura em Química, é a terceira geração de sua família a seguir no magistério. Neta, filha, sobrinha e prima de professores, ela já obteve a aprovação no Mestrado em Energias Renováveis no campus de Maracanaú, onde continuará a sua trajetória. Como oradora da turma, ela refletiu sobre os desafios superados e agradeceu pelo apoio recebido. “Estou muito feliz em representar a nossa turma como oradora. Enfrentamos muitos desafios, especialmente durante a pandemia, mas com o apoio dos professores, técnicos e gestores do campus, conseguimos superar todos os obstáculos”, afirma Rebeca, que teve na mesa de honra uma admiradora especial, a sua prima Joelma Nogueira, professora e coordenadora da Licenciatura em Matemática do campus.

“É gratificante estar celebrando a formatura  da nossa primeira turma. É uma mistura de emoção com o sentimento de dever cumprido”, compartilha o professor Eduardo Arruda, coordenador da Licenciatura em Química. A conquista do sucesso do curso também é refletida pela avaliação do Ministério da Educação (MEC), em outubro de 2022, que reconheceu a Licenciatura com nota 4, numa escala de 1 a 5, conceito considerado como muito bom e que representa um nível elevado de qualidade de um curso de nível superior. 

Formando do curso técnico integrado em Metalurgia, Walisson Soares ressalta que esta experiência simboliza um ponto de virada em sua vida. "O curso me proporcionou crescimento tanto pessoal quanto profissional", afirma. Agora, ele tem planos de voltar ao campus para prosseguir sua jornada acadêmica em uma graduação. "Tenho a intenção de cursar uma das licenciaturas.”

Martlan Machado Elias, concludente do curso técnico susebquente em Logística, é pedagoga, administradora e pós-graduada em Gestão Hospitalar e Gestão de Suprimentos. Embora com uma trajetória repleta de experiências, títulos e formações, sua vontade de aprofundar e aprimorar conhecimentos não cessou, pelo contrário. “Há quatro anos trabalho em uma empresa de Logística e tenho que estar sempre me atualizando. Aqui no IFCE, tive a oportunidade de compartilhar meus conhecimentos e de aprender com os colegas e professores. Estudar no IFCE sempre foi um sonho, pelo renome e importância do Instituto para a sociedade, e hoje estou realizando esse sonho de concluir minha formação aqui.”

DISCURSOS – A oradora do curso superior, Rebeca Teobaldo, fez uma retrospectiva dos desafios enfrentados durante a pandemia, além de destacar os momentos de alegria e aprendizado. “Durante a pandemia, o ensino remoto substituiu as atividades presenciais, e o máximo de contato que tínhamos uns com os outros é quando alguém ativava a webcam e o áudio. Mas ainda na pandemia, pelo incentivo do nosso coordenador Eduardo Arruda, tivemos a incrível oportunidade de participar como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Vou lembrar com imensa saudade dos momentos vividos aqui, bem como dos professores, servidores e colaboradores do campus. Gostaria de agradecer essa instituição maravilhosa que sempre me acolheu nos momentos que mais precisei”, disse emocionada. 

A oradora dos cursos técnicos, Claudiane do Nascimento da Silva, dividiu reflexões sobre as lições aprendidas ao longo do ensino médio e compartilhou a seguinte mensagem: "Nunca abandone seus sonhos apenas porque as dificuldades se intensificaram. Recorde o que fez você querer lutar pelos seus objetivos."

A primeira turma da Licenciatura em Química do campus teve como paraninfo o professor João Henrique Silva Luciano. O docente ressaltou a garra e a excelência do grupo de formandos. “Há tempos que não vejo um grupo tão obstinado, determinado e consciente. Vocês enfrentaram toda sorte de desafio para estar celebrando aqui esta noite. Tenho orgulho de vocês”, ressaltou.

O paraninfo da turma do curso técnico subsequente em logística, professor Fabricio Augusto de Freitas Melo, relembrou o começo do curso, em 2017.2, e comemorou a alta empregabilidade da área. “Hoje, estamos formando 25 novos técnicos e todos estão empregados.”

A professora Joelia Marques, pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE, representou o reitor Wally Menezes na solenidade. Docente do campus de Caucaia e ex-chefe do Departamento de Ensino da unidade, ela compartilhou sua trajetória como egressa do curso técnico profissionalizante em Química do IFCE. “O curso técnico me abriu todas as portas e caminhos para o crescimento profissional”, afirmou parabenizando os novos técnicos em Logística e Metalurgia. Ela também dirigiu palavras aos Licenciados em Química. “Tive a honra de atuar como professora dessa turma e orientadora do PIBIC. Vocês foram excelentes estudantes, pesquisadores e extensionistas. Vocês representam tudo que essa instituição almeja em seus alunos. Sigam sendo o que vocês foram aqui no IFCE, e tenham certeza de que brilharão em seus futuros caminhos”.

O diretor-geral do campus, professor Jefferson Queiroz Lima, fez um convite aos egressos, como a ex-aluna do técnico integrado em Química e concludente da Licenciatura em Química, Uyraisse Bronnimann, para retornarem ao campus em busca de cursos de graduação e pós-graduações, tanto stricto quanto lato sensu. “Essa casa estará sempre de portas abertas para todos vocês. Hoje e sempre.”