Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > Caucaia dispõe de impressora 3D

Caucaia dispõe de impressora 3D

TECNOLOGIA

O equipamento está sendo utilizado para a elaboração de protótipos e criação de peças de reposição para os mais diversos equipamentos do campus
última modificação: 18/04/2022 13h05
Impressora 3D de Caucaia durante a impressão das face shields.

O campus de Caucaia do IFCE já dispõe de impressora 3D.  A máquina está a todo vapor tendo produzido aproximadamente 600 protetores faciais do tipo Face Shield; peças de reposição para equipamentos do campus; acessórios para equipamentos do Laboratório de Robótica; e peças para utilização nas disciplinas de Desenho Técnico e Metrologia. O equipamento foi adquirido com recurso advindo do projeto “Produção de produtos para combate ao coronavírus (Covid-19)”, aprovado em edital da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica –SETEC/MEC, e coordenado pelos professores José Rogério Maciel Ferreira Filho, José Tarcizio Gomes Filho e Marcus  Vinicius Soares Rocha.

O foco inicial do uso da impressora foi o enfrentamento do novo coronavírus por meio do desenvolvimento de face shields doadas em 2021 para profissionais da Secretária de Saúde e Educação do município de Caucaia e para o Batalhão de Polícia Militar de Caucaia. Atualmente, a impressora encontra-se no Laboratório de Automação do campus dando suporte aos projetos de alunos do curso técnico integrado em Eletroeletrônica, nas disciplinas de Controladores Lógicos, Microcontroladores, Sistema digital de controle distribuído – SDCD e Robótica. Ela também está sendo utilizada para a elaboração de protótipos e criação de peças de reposição para os mais diversos equipamentos do campus.

“A aquisição da impressora 3D é um marco para a atualização do campus de Caucaia e do curso técnico integrado em Eletroeletrônica, possibilitando que os nossos alunos tenham acesso a uma tecnologia que vem a cada dia sendo mais utilizada em diversos setores da economia. Hoje podemos elaborar e testar de forma mais rápida os projetos idealizados por nossos alunos e docentes, pois os mesmos podem desenhar e imprimir as peças direto na impressora 3D”, explica o professor José Rogério.

Os alunos de Eletroetrônica que desejarem ter ainda mais contato com esta tecnologia vão poder logo mais se matricular na disciplina extracurricular “Impressora “3D”que será ofertada na grade curricular a partir do semestre 2022.2.