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Caucaia discute desafios do Ensino Superior no IFCE
“Os desafios do Ensino Superior no IFCE” é o tema principal do 9º Encontro Pedagógico do campus de Caucaia, aberto na manhã desta segunda, dia 19, no auditório da unidade. O evento, destinado a servidores, segue até amanhã, com exposição de dados, análises, palestras e debates no intuito de reunir propostas para a construção de uma instituição ainda mais eficiente, com foco na qualidade.
O chefe do Departamento de Ensino do IFCE em Caucaia, Marcel Ribeiro, abriu os trabalhos, destacando o conceito formativo que o evento possui. “Também teremos a oportunidade de tratar sobre as novidades da regulamentação das atividades docentes (RAD), que vai nos guiar”, completou. Em seguida, o Grupo de Sopros do IFCE, do campus de Fortaleza, esteve à frente do momento cultural.
A primeira atividade da programação do encontro foi ministrada pela coordenadora técnico-pedagógica do campus, Marcília Barbosa, e pela pedagoga Edilene Teles. Foram apresentados dados acerca do rendimento acadêmico dos estudantes e análise das demandas planejadas e cumpridas para 2016. Também foram coletadas sugestões de docentes para serem trabalhadas ao longo do semestre, bem como apresentada a proposta do Projeto Integrador nos cursos técnicos integrados em tempo integral.
Na parte da tarde, outras atividades completam a programação, como a leitura da ata da primeira reunião do Conselho de Classe Deliberativo para apreciação e ajustes que foram necessários.
O segundo dia, nesta terça, terá atividades somente pela manhã. Às 8h45, depois da abertura dos trabalhos e apresentação cultural, Ana Cláudia Uchôa, doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), profere a palestra "Os desafios do Ensino Superior no IFCE". Após esse momento, haverá sessão de perguntas.
O Encontro Pedagógico é uma iniciativa da Coordenadoria Técnico-pedagógica do campus de Caucaia e tem como objetivo, nesta edição 2016.2, discutir os desafios e as especificidades dos diversos tipos de ofertas do Ensino Superior: Tecnológicos, Licenciaturas e Bacharelados. O tema é relevante por suscitar reflexões acerca dos limites e possibilidades, nas diversas modalidades ofertadas, no que se refere ao perfil do egresso, atuação profissional e estratégias de combate à evasão e retenção.
Luís Carlos de Freitas – Campus de Caucaia