Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > Caucaia conquista medalhas e menções honrosas na OBMEP 2022
conteúdo

Notícias

Caucaia conquista medalhas e menções honrosas na OBMEP 2022

MATEMÁTICA

Campus foi premiado com duas medalhas e 12 menções honrosas
última modificação: 21/12/2022 15h19

O campus de Caucaia do IFCE conquistou uma medalha de prata, uma medalha de bronze e 12 menções honrosas na 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O resultado divulgado nesta terça-feira (20/12) é o melhor alcançado pelo campus na competição. Em 2019, Caucaia obteve uma menção honrosa e no ano de 2021, conquistou uma medalha de bronze e 10 menções honrosas.

A medalhista de prata é a estudante Beatriz Alves dos Santos e a medalha de bronze foi para o aluno Caio Emanuel de Oliveira Lima. Os estudantes premiados com menções honrosas são: Américo Vitor Moreira Barbosa, Elvis Frank Fernandes da Silva, Gabriel Ramone dos Santos, João Gabriel Santos Araujo, Jose Levi Pimentel da Silva, Luiz Fernando Marques Costa, Maria Corina Cavalcante, Matheus Lins Feitosa, Paulo Heitor Nunes Silva, Susanna do Nascimento Medeiros, Vinicius Santos dos Praseres e Vitorio Augusto Queiroz Freitas.

Os alunos são integrantes do projeto de extensão “Treinamento Olímpico”, realizado pelos professores Renato Targino, Luís Farias, José Loester Sá Carneiro e Carlos Henrique Lima de Moura, com o apoio do monitor Marcos Vinícius Bessa Lima e do estudante Adriano Soares, ambos da Licenciatura em Matemática do campus.

Medalhista de prata da atual edição, Beatriz já havia conquistado o bronze em 2021. “Estou muito feliz por essa conquista! A OBMEP me abriu várias portas e me ajudou em muita coisa no mundo acadêmico ao longo dos anos até aqui. Sou eternamente grata por essa oportunidade. Essa foi a minha última vez participando dessa olimpíada e eu tinha como objetivo conseguir pelo menos a medalha de prata, e assim foi. Embora não tenha atingido um resultado melhor, estou satisfeita em encerrar minha trajetória dessa forma. Também estou bastante orgulhosa pelo desempenho dos meus colegas, fico feliz em ver a evolução deles e acredito que vão chegar mais longe nesse mundo de olimpíadas! Agradeço a todos os professores que nos ajudaram a obter esses resultados, principalmente parabenizo a criação do projeto Treinamento Olímpico, que foi uma iniciativa muito importante para o preparo e divulgação das olimpíadas”, ressalta a estudante.

O aluno Caio Emanuel também comemora a conquista e torce por mais prêmios no futuro. “O que tenho a dizer é que essa conquista é ímpar para mim, porque ela representa um caminho difícil que exigiu perseverança e vontade. Que venham mais títulos para o nosso campus!”, diz ele.

CONVITE - Os medalhistas foram convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) da OBMEP, que propicia ao aluno premiado o contato com interessantes questões matemáticas, tendo em vista ampliar seu conhecimento científico como preparação para um futuro desempenho profissional e acadêmico. Também é oferecida uma bolsa mensal aos alunos regularmente matriculados em uma escola pública da educação básica. “Participei desse programa quatro vezes e devo dizer que foi essencial para os meus resultados na OBMEP!”, afirma Beatriz.

"Eu não imaginava que a conquista da medalha fosse acarretar num convite tão bom assim. Farei valer o convite e estou muito animado com o programa", finaliza Caio.