Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > Caucaia conquista 7° lugar na Olimpíada Brasileira de Robótica

Caucaia conquista 7° lugar na Olimpíada Brasileira de Robótica

ETAPA NACIONAL

Ao todo, 40 equipes participaram da etapa e 10 foram para a final
última modificação: 08/11/2022 10h05

A equipe do campus de Caucaia do Instituto Federal do Ceará (IFCE) conquistou o 7° lugar na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR 2022), realizada nos dias 17 a 22 de outubro, no Centro Universitário FEI, em São Bernardo do Campo (SP). Essa é a primeira vez que o IFCE vai para a final da competição na Modalidade Prática. Ao todo, 40 equipes participaram da etapa e 10 foram para a final.

Os estudantes Luiz Fernando Marques Costa, Américo Vitor Moreira Barbosa e Elvis Frank Fernandes da Silva, do quarto semestre do curso técnico integrado em Eletroeletrônica, orientados pelo professor Pedro Henrique Miranda, tiveram o desafio de montar e programar robôs para realizar o resgate de vítimas em um cenário de desastre em um ambiente simulado.

“Essa conquista foi muito importante para a robótica do campus de Caucaia, porque firmou ainda mais o projeto que vem sendo desenvolvido no laboratório, ainda mais vinda depois de uma pandemia! Estou muito orgulhoso da nossa equipe!”, comemora o estudante Fernando, capitão do time. Relembre a conquista da medalha de bronze na etapa estadual da OBR.

Modalidade Prática-Virtual Simulação – Outra conquista inédita do IFCE foi alcançada pelas estudantes Beatriz Alves dos Santos, Maria Corina de Moura Arruda Cavalcante e Susanna do Nascimento Medeiros, do curso técnico integrado em Eletroeletrônica de Caucaia. A equipe ficou com a 25° colocação na etapa nacional da Modalidade Prática-Virtual Simulação, dentre as 34 equipes participantes. A modalidade aconteceu no formato virtual. Confira a conquista da medalha de ouro na Modalidade Virtual na etapa estadual da OBR.

"Essa foi mais uma etapa muito importante para a gente dentro da Robótica. A Corina, a Beatriz e eu participamos da etapa nacional da Simulação e ficamos em 25° de 34. Encerramos as rodadas com um sentimento de que, tendo essa sido nossa primeira vez nesse novo formato competitivo no Sbotics, por conta das atualizações e também do nosso curto tempo por estarmos no último semestre, ficamos realizadas de termos chegado até ali. Esperamos que nossa participação tenha relevância para o nosso campus e atraia mais alunos para a Robótica. Essa experiência foi muito boa e ficará de registro para nossos colegas, que participarão dela nos próximos anos em paralelo à prática presencial, aumentando a visibilidade dessa modalidade que é igualmente muito legal e interessante de se vivenciar", ressalta a aluna Susanna.