Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > Caucaia celebra a cultura japonesa com I Festival Nippon do IFCE

Caucaia celebra a cultura japonesa com I Festival Nippon do IFCE

Evento contou com apresentações de música, artes marciais, animes e origami.
última modificação: 12/09/2024 14h28

Com o intuito de celebrar a cultura japonesa, o campus de Caucaia realizou o I Festival Nippon do IFCE que contou com apresentações de música, artes marciais, animes e origami. O evento aconteceu no dia 30 de agosto e foi organizado pelos professores Abimael Marques, Tatiane de Aguiar, Natália Sampaio Pinheiro, juntamente com os estudantes do curso de japonês da unidade.

Segundo o professor Abimael, a ideia do Festival surgiu da vontade de promover um evento inovador, voltado para a cultura japonesa. "Entre os campi do IFCE, já tivemos eventos direcionados para outras línguas estrangeiras, mas para o japonês é uma ideia nova. Como temos nosso curso FIC, alguns alunos demonstraram interesse em participar, e inicialmente, o plano era fazer um evento entre as turmas de japonês. Com o tempo, a ideia foi crescendo, os estudantes pediram para fazer apresentações de músicas de animes, com canto e piano, e também de artes marciais", destaca.

A boa recepção do Festival surpreendeu os próprios organizadores, como relata a aluna de japonês Cilani Andrade. "O evento superou nossas expectativas. Não esperávamos atingir e cumprir em pouco tempo a temática para um público maior do que tínhamos em mente. Foi muito satisfatório pra nossa turma compartilhar esse momento com nossos colegas. Fizemos com muito esmero, aconteceram adaptações e desafios, porém ficou incrível! Graças ao evento, percebemos que somos capazes de passar a mensagem de convidar mais alunos e pessoas ao curso. Somos gratos ao professor Abimael pelo apoio e incentivo.” Agora o objetivo de Cilani é continuar estudando a língua japonesa. “O curso de japonês do campus trouxe bastante desafio para nós, por se tratar de uma cultura, língua e escrita diferente do que estamos acostumados, no entanto com a compreensão do professor, pudemos romper a barreira e seguir em frente, dando nosso melhor. Afinal, chegamos até aqui, segurando as mãos e dando apoio aos outros. Somos gratos ao IFCE pela oportunidade de termos o curso como esse a nossa disposição. ありがとうごうさいます.”

As apresentações foram realizadas no auditório e em uma sala temática. “O evento foi muito positivo para o campus. Os alunos gostaram bastante e a gente pretende preparar uma segunda edição com mais salas temáticas e com a participação de alunos de outros cursos que tenham interesse na cultura japonesa, além dos de japonês”, avalia o professor Abimael.

Cursos de japonês e inglês no campus de Caucaia

O campus de Caucaia do IFCE oferece os cursos de extensão 'Inglês Básico I e II' e 'Japonês Básico I e II', com vagas destinadas à comunidade acadêmica e ao público externo. A previsão para os próximos editais dos cursos é nos semestres letivos 2024.2 e 2025.1.

Acompanhe o site ifce.edu.br/caucaia e as redes sociais do campus para mais informações: Instagram: @ifcecaucaia TikTok: @ifcecaucaia Facebook: IFCECaucaia