Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > Cápsula do Tempo: alunos leem cartas que escreveram para si mesmos no passado

Cápsula do Tempo: alunos leem cartas que escreveram para si mesmos no passado

Estudantes que ingressaram em 2019.1 no curso técnico em Química do campus de Caucaia participaram do projeto
última modificação: 07/12/2021 07h51
Servidora Emanuelle Alencar foi uma das idealizadoras do projeto

"Prazer, eu do futuro". É assim que começam as cartas do projeto Cápsula do Tempo, idealizado por dois servidores do campus de Caucaia do IFCE. No primeiro dia de aula do semestre 2019.1, eles convidaram alunos ingressantes no então curso técnico de Petroquímica a escreverem uma carta para si mesmos, contanto as expectativas em relação ao curso e ao futuro. Os estudantes não imaginaram que passariam por tantas mudanças. Ainda em 2019, o curso de Petroquímica recebeu uma nova nomenclatura e Projeto Pedagógico, o que deu origem ao curso técnico em Química. Um ano depois, a pandemia causada pelo novo coronavírus levou os alunos a um novo período de mudanças, desafios e adaptação.

"Agora chegou o momento de devolvermos essas cartas", diz Emanuelle Alencar, técnica em Química do campus de Caucaia. Ela e o colega Maxwell Maia pensaram no projeto com o objetivo de despertar a reflexão dos alunos. "Hoje eu vejo que valeu a pena e não me arrependo de ter escolhido o curso que escolhi e nem de ter entrado no IFCE", diz Samile Sousa, uma das participantes do projeto. "Mudei muito graças à instituição, é muito gratificante. Acho que minhas expectativas só foram frustradas por causa da pandemia. Mas, mesmo assim, admiro muito os professores e colaboradores que se esforçaram para tudo dar certo".

A devolução das cartas começou a ser feita em novembro de 2021, quando os alunos que agora estão no último semestre do curso puderam voltar ao campus para realizar aulas práticas em laboratório. "Não fazíamos ideia de que eles passariam por tudo isso", conta Emanuelle. "A reação deles foi de muita curiosidade, porque eles puderam lembrar o que queriam ou esperavam do término do curso", diz ela, que segue entregando as cartas aos estudantes.

Cápsula do Tempo

"Prazer, eu do futuro, vim por meio deste comunicar que o eu do agora (passado) tenho a pretensão de cursar ____________ na instituição _________.
Espero que o curso de Petroquímica me proporcione: _____________
Para ficar mais interessante vou me descrever com 5 atividades / coisas que gosto / pontos a melhorar hoje 31/01/2019 para que você, eu do futuro, possa relembrar.
_______
Agora, eu do futuro, eu tenho um questionamento: o que o eu do futuro quer neste momento? Digo... agora que terminei este curso?
Se você pudesse me falar algo agora, o que seria? (fica só entre a gente),

Com carinho,
Eu do passado! "