Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > Campus de Caucaia se une contra o mosquito

Campus de Caucaia se une contra o mosquito

Unidade do IFCE, com apoio da prefeitura, montou um mutirão contra o Aedes aegypti
última modificação: 20/04/2017 10h24
Alunos se envolveram no combate a focos de mosquito (Foto: Pedro Rildson)

Alunos e servidores se uniram pela saúde na manhã desta terça-feira, dia 18, no campus de Caucaia do IFCE. Acompanhado por um agente de endemias da prefeitura local, o “batalhão” do instituto percorreu vários trechos da unidade, principalmente áreas de menor acesso, no intuito de procurar possíveis focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças, como a dengue, o zika vírus, a febre amarela e a chikungunya.

A ação também buscou conscientizar quem trabalha e quem estuda no campus para os cuidados diários para evitar a proliferação do mosquito, como ficar atento a ambientes e objetos que possam acumular água sem proteção. “Hoje o combate ao Aedes aegypti depende de nós; não adianta ficar esperando só pelo poder público. Cada um é agente de sua própria casa, local de trabalho ou escola”, argumentou Adriano Moraes, agente de endemias da Secretaria da Saúde de Caucaia, que apoiou a iniciativa.

Um dos destaques do mutirão foi o envolvimento de alunos, como de Paulo Jeanderson e Luan Jardel, de Eletroeletrônica, que se engajaram desde o início da ação, e Edykarla Oliveira e Raiana Muniz, ambas de Metalurgia, que somaram forças durante a atividade. Felizmente, nenhum foco foi encontrado, mas os cuidados serviram de exemplo para reforçar a prevenção.

Damiana Sampaio, técnica de enfermagem do campus de Caucaia, acompanhou o movimento. “Foi muito positivo, em poucos minutos, conseguimos eliminar vários possíveis focos; que esse exemplo possa ser frequente tanto aqui como nos nossos lares, que a gente possa ter um olhar sempre atento”, comentou a servidora.

Luís Carlos de Freitas – campus de Caucaia