Notícias
Campus de Caucaia completa 11 anos
ANIVERSÁRIO
Há 11 anos, a cidade de Caucaia, localizada na região metropolitana de Fortaleza, recebia oficialmente o campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) no município. Em pouco mais de uma década, a instituição contribuiu enquanto agente de transformação social para a formação de jovens e adultos por meio do desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Muitas histórias marcam a existência do campus. Uma delas é a de Emanuelle Priscilla Herculano Alencar, egressa do curso técnico concomitante em Petroquímica (atual técnico integrado em Química), e hoje servidora técnico-administrativa do IFCE. “Estou no campus de Caucaia desde agosto de 2012 e pude acompanhar o desenvolvimento e crescimento desta unidade. Foi onde iniciei minha vida acadêmica. Sou muito grata por fazer parte da história do campus. Hoje, como servidora, vejo o empenho e a dedicação de todos para que a instituição continue crescendo e se destacando não só a nível estadual como também federal. Feliz aniversário IFCE Caucaia!”, comemora a técnica em Química.
O sentimento de pertencimento também faz parte da história de Paulo Henrique Sabóia Teixeira no campus de Caucaia. O administrador atuou em vários setores da instituição, como o Departamento de Ensino, a Coordenadoria de Controle Acadêmico e, desde 2020, soma esforços junto ao Departamento de Administração e Planejamento, atuando na Coordenadoria de Aquisições e Contratações. “Estar no campus de Caucaia é estar em casa, num clima de tranquilidade, diálogo e pertencimento aos desafios de oferecer um serviço de qualidade para a sociedade, entregando resultados ao usuário-cliente, buscando a excelência quanto às nossas ações desenvolvidas”, ressalta.
Desde 2012 no campus, a colaboradora Ana Paula da Costa Santiago acompanhou a trajetória de vários estudantes no decorrer da última década. A Tia Paula, como é conhecida na instituição, é uma das responsáveis pela cozinha e pela preparação dos lanches dos alunos. “Cozinho com muito carinho e amor. É bastante gratificante fazer parte do campus todos estes anos e acompanhar o crescimento dos alunos”, diz ela, ao lembrar com afeição dos estudantes que acompanhou do ingresso até a formatura. Durante este tempo, Ana Paula também voltou a ser aluna, tendo finalizado um curso de técnico em Nutrição. “Trabalhar no IFCE me possibilitou crescer tanto pessoalmente quanto profissionalmente”, acrescenta.
"Trabalhe com o que você ama e nunca mais precisará trabalhar na vida". O professor Herlânio Pessoa Freires cita a frase de Confúcio para traduzir o sentimento que tem pelo trabalho que desenvolve em Caucaia. “Se você trabalha com o que você gosta, você é feliz na vida. E trabalhar com o que gosta no ambiente que adora, acredito ser uma das maiores realizações da vida. O campus de Caucaia me proporciona essa felicidade, cercado de amigos que se tornaram uma verdadeira família. Agradeço a Deus todos os dias por este grande presente em minha vida.”
Há cinco anos, a professora Luciene Cássia Corrêa de Sousa chegava de Minas Gerais para morar no Ceará e trabalhar no IFCE. “A chegada ao campus de Caucaia teve para mim aroma de acolhimento, de acalanto, em meio a um contexto próprio de muitas novidades e vivências. Hoje, quase cinco anos depois, sigo apaixonada por esta casa e ciente de que precisamos seguir ensinando e aprendendo com todos que constituem nossa comunidade acadêmico-escolar”, diz a docente e atual coordenadora do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) da instituição.
A data de hoje também é comemorada pelos estudantes do campus. Em 2016, quando ainda era aluno da rede municipal, Flarysson Elias sonhava com o dia que entraria no IFCE. “Após um longo preparo, consegui a tão sonhada classificação para o curso técnico em eletroeletrônica. E no dia 8 de março de 2017, começaram as aulas do curso, e assim, uma história incrível em minha vida, que nunca me cansarei de contar, começou a se concretizar.” Foram três anos de muito aprendizado junto aos professores, colegas e gestores. “Aprendi com os mesmos e eles por sua vez formaram hoje o ser humano que sou. Sigo feliz com o que me tornei, sinto orgulho de minha trajetória, de minhas conquistas e aprendizados, e estes, com toda certeza devo somente agradecer a essa tão estimada e incrível instituição que é o IFCE.”
A história de Flarysson no IFCE estava somente no início. Em 2019, ele participou da Olimpíada Brasileira de História, em São Paulo, com os colegas Ernando Farias e Victor Klisman, e juntos conquistaram a medalha de prata na competição. “Em 2020, optei por fazer o curso de Licenciatura em Química e sigo feliz e estonteado na verdade, por ver o quão linda é essa ciência e quão mais lindo é mostrar para os alunos essa verdade”. Mais recentemente, Flarysson ganhou uma medalha em físico-química na competição estadual e no último mês de julho conquistou uma vaga na final da Olimpíada Brasileira de Química pelo segundo ano consecutivo.
O ano de 2022 foi repleto de conquistas e desafios para a estudante Susanna do Nascimento Medeiros, do técnico integrado em Eletroeletrônica. No último semestre do curso, ela dividiu seu tempo entre atividades acadêmicas, no laboratório e sala de aula, e práticas esportivas, como goleira do time de futsal feminino. “Esse ano, posso afirmar que as experiências que vivi no IFCE foram inesquecíveis. Essa época vai ficar marcada na minha vida, tanto os gols que salvei nos Jogos Interclasse ou as aulas de treinamento para Olimpíadas de Matemática das quais venho participando, ou as diversas horas que passo no Laboratório de Robótica quebrando a cabeça ao tentar fazer robôs funcionarem ou resolver outros problemas. Sou grata por tudo que aprendi com meus professores e momentos que passei com meus amigos.” A aluna aconselha os futuros estudantes do campus a aproveitarem as oportunidades que a instituição proporciona. “Se eu pudesse dizer algo para quem continuar fazendo a história desse campus que já completa seus 11 anos, diria para que aproveite o máximo que puder, sempre. Estude muito e viva, pois o hoje não se chama presente à toa, e por isso deve ser desfrutado.”
O estudante José Mayrton Rodrigues do Santos, da Licenciatura em Matemática, terminou o curso técnico em Eletroeletrônica no campus, e já atua como professor temporário do município de Caucaia, sua cidade natal. Ele considera o campus um ambiente indicado para alunos que querem trilhar um caminho profissional e humanitário. “Se pensarmos na história antiga, no antigo Egito existia uma dádiva que se chamava Rio Nilo, promovendo a vida e a esperança para aquele povo. Na Caucaia temos também uma dádiva chamada IFCE, promovendo a esperança para alunos que desejam encontrar um significado para a vida”, afirma. Mayrton se espelha em professores do campus e pretende seguir carreira acadêmica tendo apresentado trabalhos no Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática (Selem), no Congresso Internacional de Pesquisa do IFCE (Coninp) e no Universo IFCE.
Egressa da primeira turma do curso subsequente em Logística do IFCE de Caucaia, Kelyanne Vieira reconhece que a sua trajetória tomou uma nova direção após a formação. “O conhecimento adquirido no IFCE – campus de Caucaia me trouxe grandes realizações tanto pessoais como profissionais. Sou grata a toda a parte acadêmica, administrativa e demais envolvidos direta e indiretamente ao campus, pois o trabalho de vocês faz toda diferença na vida dos alunos”, ressalta ela, que trabalha na coordenação da área de logística de uma empresa cearense.
Sobre o campus - Com pouco mais de 1.400 mil egressos já formados e 717 estudantes atualmente matriculados (2022.2), o campus de Caucaia oferta atualmente os cursos técnicos integrados em Metalurgia, Química e Eletroeletrônica; o curso técnico subsequente em Logística; as Licenciaturas em Matemática e Química e o bacharelado em Engenharia de Produção. No campo da pós-graduação, Caucaia disponibiliza as especializações em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática e em Ensino das Ciências Humanas.
Visite o site ifce.edu.br/caucaia e conheça mais sobre o campus de Caucaia do IFCE.