Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > Campus de Caucaia completa 12 anos
conteúdo

Notícias

Campus de Caucaia completa 12 anos

ANIVERSÁRIO

Em 26 de agosto, o campus foi oficialmente entregue à comunidade de Caucaia
última modificação: 01/09/2023 08h01

No dia 26 de agosto, há 12 anos, a cidade de Caucaia, situada na região metropolitana de Fortaleza, dava as boas-vindas ao campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), que se instalou no município. Desde então, o campus do IFCE em Caucaia tem gerado um impacto positivo que se estende para além das salas de aula e laboratórios, tornando-se um local de oportunidade para desenvolver conhecimentos, adquirir habilidades e alcançar novos horizontes.

Desde 2008, a professora Francisca Damasceno integra o corpo docente do IFCE, começando a sua trajetória no Instituto no campus de Quixadá. Em 2013, foi removida para o campus de Maracanaú, e em 2016, chegou no IFCE  Caucaia, onde atua no ensino médio integrado, lecionando disciplinas extracurriculares relacionadas à atividade física e ao esporte, além de ministrar matérias optativas nos cursos de ensino superior.

Caucaiense, ela se sente feliz em residir e trabalhar em sua cidade natal. “Estudei em Caucaia até o ensino médio, mas tive que ir para Fortaleza a fim de cursar minha graduação, enfrentando todas as dificuldades que surgem ao estudar longe de casa. Após a minha remoção, voltei a residir em Caucaia, perto da minha família, onde pude construir a minha própria. Aqui meus filhos estudam e espero que eles sejam futuros alunos do IFCE, sem precisarem ir para longe de casa.”

No momento, ela exerce o papel de presidente-docente na Comissão Local de Heteroidentificação do campus. Além disso, é integrante do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) e da Comissão de Ensino Médio Integrado do Departamento de Educação Física e Esportes, e também desempenha a função de coordenadora do Técnico Subsequente em Administração, primeiro curso na modalidade de Educação a Distância (EaD) do campus. 

“Aprendi e aprendo muito por onde passei, pelas pós-graduações que tive a oportunidade de cursar, com o apoio do IFCE e, principalmente, do IFCE Caucaia, que me proporcionou a possibilidade de me dedicar integralmente ao doutorado entre 2017 e 2021. Tenho, portanto, uma grande gratidão pela instituição e pelo campus, onde pretendo ficar até aposentaria. Espero ainda contribuir muito para a formação dos jovens e adultos que por aqui passarem. Viva o campus Caucaia!”, celebra.

Recém premiado com a medalha de ouro na 17ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), o aluno Fernando Marques Costa, do curso técnico integrado em Eletroeletrônica, tem orgulho de fazer parte da instituição aniversariante.  “Ser estudante do campus de Caucaia tem um significado imenso na minha vida. Abriu diversas portas tanto na minha vida profissional quanto na pessoal. Tenho orgulho de dizer que estudo no IFCE Caucaia e vejo que futuramente isso vai me agregar bastante profissionalmente pelas diversas experiências que o campus me propôs”, afirma ele, que é bolsista do projeto de Robótica do campus.

Fernando está de malas prontas para embarcar, juntamente com os alunos Luzanira da Silva Batista e Elvisfrank Fernandes da Silva e os orientadores e professores Milton Colares e Pedro Henrique Miranda, rumo à 43ª Jornadas de Foguetes que começa nesta segunda-feira 28 e segue até 31 de agosto em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.

Egressa da primeira turma do curso técnico integrado em Petroquímica, atualmente ofertado na modalidade Integrado em Química, Vanessa Caetano Pereira se formou em 2013.2 e até os dias atuais recorda com afeto da sua jornada no campus. “O curso e a instituição foram um divisor de águas porque me levaram para um mundo de possibilidades. O curso tinha como objetivo formar profissionais aptos para trabalhar em refinarias de petróleo, mas sabíamos que ele nos abriria diversos caminhos profissionais. Eu, por exemplo, fiz a disciplina de tratamento de água, o que contribuiu para que despertasse em mim um interesse maior por essa área. Sinto uma gratidão imensa por todas as oportunidades incríveis que o campus de Caucaia me proporcionou." Hoje, ela é Licenciada em Química e obteve recentemente aprovação em concurso para professora do município de Fortaleza.

Desde 2015, Bruno Santiago atua como servidor técnico-administrativo no IFCE. Sua trajetória inclui passagens pelos campi de Guaramiranga e Pecém, culminando em sua chegada ao campus de Caucaia em 2018. “Sempre foi um desejo fazer parte do campus de Caucaia, até porque o meu vínculo com o campus começou antes mesmo de ser lotado na unidade, uma vez que já integrava a equipe de futebol do IFCE Caucaia”, diz ele, que hoje atua como chefe de gabinete.

A paixão pelo futebol estreitou os laços do servidor com o campus e com outros colegas praticantes do esporte. "Quando a minha remoção saiu foi motivo de muita alegria", compartilha.

Comemoração – As comemorações do aniversário foram repletas de atividades voltadas para os estudantes. Dentre as ações realizadas nesta sexta-feira (25), foram organizados jogos como carimba, vôlei, tênis de mesa, xadrez, bem como danças e karaokê. E, é claro, não poderia faltar o clássico momento de cantar parabéns, acompanhado de bolo.

A comunidade acadêmica também pode conhecer e acompanhar registros da história do campus por meio da Mostra fotográfica "Campus Caucaia - 12 anos", montada no Bloco Administrativo I, cujo propósito foi resgatar e compartilhar memórias da trajetória de mais de uma década do campus para celebrar as conquistas coletivas que desempenharam um papel fundamental na formação do campus.

Dividida em duas partes, a exposição teve início com registros do crescimento da unidade ao longo dos anos, evidenciando a transformação e expansão das suas instalações. Na segunda parte, destacam-se eventos que marcaram essa jornada, com a ampliação das atividades acadêmicas e a participação da comunidade em momentos de celebração e integração.

Acesse aqui a linha do tempo do campus de Caucaia.