Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > Campanha estimula aleitamento materno
conteúdo

Notícias

Campanha estimula aleitamento materno

Iniciativa é de projeto de extensão do campus de Caucaia
última modificação: 28/08/2019 18h45

Agosto é o mês de conscientização sobre a importância do aleitamento materno. Mesmo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde de que a amamentação seja exclusiva nos seis primeiros meses de vida do bebê, no Brasil a média de aleitamento ainda é inferior aos dois meses, de acordo com dados da própria OMS. No campus de Caucaia, o projeto de extensão Humaniza IFCE-Caucaia oferece informações e realiza iniciativas de apoio à gestação, parto, nascimento, amamentação e infância, tudo de forma gratuita. Uma dessas ações é a exposição de um painel de fotos de servidoras da instituição que escolheram e conseguiram ou ainda conseguem amamentar seus bebês.

A idealizadora do projeto, professora Patrícia Lana, diz que a ideia é chamar a atenção para a importância do tema. "No painel estão fotos de servidoras do IFCE que disponibilizaram suas imagens e de suas crianças nesse momento tão especial que é o de amamentar, que vai além dos aspectos nutricionais e imunomoduladores", diz ela. "A amamentação deve ser iniciada o quanto antes após o parto e sua continuação depende não só da mãe, mas de todo o seu entorno, sendo o ambiente de trabalho um grande determinante para que consiga continuar amamentando ou não".

amamentação-agosto-ok.jpg

O painel em exposição no campus de Caucaia conta com fotos de dez servidoras do IFCE. Além de Caucaia, profissionais dos campi de Acopiara, Fortaleza, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Maranguape e Sobral também participam da iniciativa. De acordo com a professora Patrícia Lana, as fotos continuarão à disposição do público que frequenta o campus. "O painel foi criado e colocado como exposição permanente no campus Caucaia no mês de agosto justamente por ser o mês de apoio à amamentação, e para mostrar a demais instituições que a nossa gestão apoia mães e apoia mulheres que amamentam, especialmente na flexibilização e adequação dos horários das mesmas às suas atividades e na aceitabilidade de que para cá tragam suas crias".