Notícias
Aula Inaugural marca início do Mestrado Profissional em Educação Física
PÓS
Na última sexta-feira, 24, foi realizada a Aula Inaugural do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) do campus de Caucaia do IFCE. O evento reuniu docentes, estudantes e técnicos-administrativos no auditório da unidade. O curso é o primeiro mestrado do campus e o único na área de Educação Física no município.
A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE, professora Joélia Marques de Carvalho, representou o reitor Wally Menezes na solenidade, e ressaltou a importância do mestrado para o Ceará. “Esse momento não se inicia agora. É um momento que fez uma longa trajetória que juntou pessoas com um interesse e um conhecimento comum. Juntou todo um enfretamento de trazermos um curso de pós-graduação para o Ceará. Um curso em uma área que carece muito de formação que é a Educação Física. Foi uma trajetória de lutas e de afetos. Agradeço e parabenizo todos os professores e professoras que encabeçaram essa proposta do ProEF. Hoje é um dia de vitória.”
A chefe do Departamento de pós-graduação do IFCE, professora Maria do Socorro de Assis Braun, falou sobre o papel do IFCE Caucaia para a concretização do ProEF. “Foi contando com a parceria da direção do campus de Caucaia que caminhamos para chegar nesse momento de alegria e conseguirmos dizer que podemos trazer melhoria de vida por meio da Educação.”
Segundo o diretor-geral do campus, professor Jefferson Queiroz Lima, o mestrado marca um nova fase da unidade. “Hoje é um momento histórico para o campus de Caucaia. É a primeira oferta de um programa de pós-graduação público e gratuito no município”. O docente também deu as boas-vindas aos oito mestrandos. “Sintam-se acolhidos. Tenho certeza que vocês vão ter uma jornada incrível no campus durante estes 24 meses de mestrado.”
O coordenador do curso, professor Raphaell Moreira Martins, fez a leitura da Carta de Acolhida da professora Suraya Cristina Darido, uma das idealizadoras do Programa e, em seguida, realizou a Abertura do ProEF/IFCE. Na ocasião, ele agradeceu aos profissionais que contribuíram para que o sonho do mestrado se tornasse realidade. “O nosso muito obrigado vai desde a primeira e o primeiro professor de educação física da Instituição à todos e todas que fazem parte dessa grande área atualmente. Nós conseguimos e vamos tornar esse campus um centro de excelência em Educação Física”, ressaltou.
Também participaram da solenidade o chefe do Departamento de Educação Física e Esporte do IFCE, professor Clautistony Pereira do Carmo do IFCE; a professora Célia Coelho, da Secretaria Municipal de Educação de Caucaia; o professor Thiago Porfírio, da Secretaria Municipal do Esporte e Juventude de Caucaia; a professora Patrícia Feitosa (IFCE); e o professor Nilson Vieira (IFCE). Os presentes também foram agraciados com a apresentação de dança da bailarina e professora, Rochelia Carneiro.
PALESTRA – O professor Francisco de Assis Francelino Alves (IFCE) abordou em sua palestra o tema “Mandacaru quando fulora na seca: Epistemologia da práxis na Educação Física Escolar”. “Esse mestrado que chegou é o mandacaru que nasceu. É a semente que brotou e floresceu e que nos colocou em um caminho com muitas possibilidades. Nós, professores, somos mandacarus! Nós somos resistência!”, disse ele, ao associar a profissão docente ao mandacaru, planta adaptada às condições climáticas do Semiárido que representa a resistência do sertão nordestino.
O professor fez uma reflexão sobre questionamentos que permeiam a educação física como área de conhecimento e discutiu a importância da epistemologia na construção do conhecimento científico. “A pesquisa epistemológica em educação física é interessante justamente por considerar que em sua essência estão dois tipos de racionalidade: a das ciências naturais e das ciências humanas.”
Sobre o ProEF - O Programa tem a Universidade Estadual Paulista (Unesp) como coordenadora nacional e 24 Instituições de Ensino Superior associadas pelo Brasil, dentre elas o IFCE. O ProEF tem por objetivo formar professores em nível de mestrado profissional em Educação Física, com área de concentração em Educação Física Escolar, tendo em vista contribuir para uma qualificação ampla do ensino de Educação Física na escola básica.