Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > Caucaia conquista medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
conteúdo

Notícias

Caucaia conquista medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

RECONHECIMENTO

Foram três medalhas de bronze e uma de prata
última modificação: 11/08/2023 12h41

Alunos do campus de Caucaia do Instituto Federal do Ceará (IFCE) conquistaram medalhas de prata e bronze na 26ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA 2023), realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

A Olimpíada conta com a participação de estudantes do ensino fundamental e médio de todo território nacional e no exterior, em escolas de língua portuguesa. No campus de Caucaia, os medalhistas foram os alunos Benício Vital Menezes de Araujo (bronze), Guilherme Inácio Tabosa Morais da Silva (prata), João Gabriel dos Santos Araújo (bronze) e José Levi Pimentel da Silva (bronze). No total, 33 alunos do campus participaram da competição sob a orientação do professor Milton Colares.

Comemoração

Os alunos têm motivos para comemorar diante dos novos aprendizados adquiridos e reconhecidos por meio da premiação. “A medalha da OBA significa uma grande conquista por ser uma premiação em uma competição importante que poderá me trazer boas oportunidades. Eu gosto muito das áreas de astronomia e astronáutica, além de envolver bastante física e matemática, que estão dentre as minhas matérias favoritas”, afirma Benício.

Os premiados também aproveitam para expressar seu reconhecimento e gratidão pela dedicação do orientador. “Estou muito feliz com esse resultado, pois é a minha primeira vez na OBA. Agradeço principalmente ao professor Milton Colares, que auxiliou todos os alunos participantes e ajudou a todos nessa jornada”, diz João Gabriel.  

“O professor Milton Colares ofereceu aulas durante as semanas até a prova, e com certeza ajudou bastante a todos os alunos sobre o conteúdo, então agradeço muito a ele”, diz José Levi, que participou pela segunda vez da Olimpíada.

Convites

Os alunos do campus que participaram da OBA e obtiveram nota superior a 7 foram convidados para participar das etapas seletivas da XVII IOAA (International Olympiad on Astronomy and Astrophysics) e XVI OLAA (Olimpiada Latinoamericana de Astronomía y Astronáutica), ambas Olimpíadas Internacionais de Astronomia que acontecerão em 2024. Foram selecionados os alunos do curso técnico em Eletroeletrônica Benício Vital Menezes de Araújo, Caio Rodrigues Juvenal Sampaio, João Gabriel dos Santos Araújo e José Levi Pimentel da Silva, e do curso técnico integrado em Segurança do Trabalho Guilherme Inácio Tabosa Morais da Silva e Israel Dutra Bezerra Ferreira.

“Nos próximos meses de outubro, novembro e dezembro, esses alunos farão avaliações online sobre astronomia e astronáutica e as 200 melhores médias serão convidadas para avaliações presenciais em março de 2024 no Hotel Fazenda Ribeirão, em Barra do Pirai, Rio de Janeiro. Após essa etapa, as melhores 40 médias participarão de um treinamento final seguido de avaliação que definirá as duas equipes de cinco alunos que irão representar o Brasil nas referidas competições internacionais”, explica o professor Milton Colares.