Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > Alunos de Caucaia aprendem sobre ensaios não destrutivos

Alunos de Caucaia aprendem sobre ensaios não destrutivos

Palestra foi proferida por João Rufino Teles, ex-presidente da Abendi
última modificação: 27/09/2017 11h13
Palestra sobre END aconteceu em Fortaleza (Foto: Rodrigo Freitas - colaboração)

"Ensaios Não Destrutivos Aplicados à Eficiência Industrial". Esse foi o tema da palestra do engenheiro metalomecânico João Rufino Teles que ocorreu na manhã desta quarta, 27, no auditório do campus de Fortaleza do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Alunos do campus de Caucaia, instituição envolvida na realização do evento, acompanharam a palestra e puderam somar conhecimento a partir de exemplos teóricos e práticos. O encontro foi promovido pelo IFCE em colaboração com a Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Aecipp) e Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi).

Ensaios não destrutivos (END) são técnicas utilizadas na inspeção de materiais e equipamentos sem danificá-los, executadas nas etapas de fabricação, construção, montagem e manutenção. Os END estão entre as principais ferramentas do controle da qualidade de materiais e produtos, além de contribuir para redução de custo e preservação da vida e do meio ambiente.

Luís Carlos de Freitas – Campus de Caucaia