Notícias
Aluno conquista bronze na Olimpíada Cearense do Ensino Superior de Química
OCESQ
O aluno Flarysson Elias, da Licenciatura em Química do campus de Caucaia, conquistou a medalha de bronze na modalidade físico-química da Olimpíada Cearense do Ensino Superior de Química (OCESQ) 2022. A cerimônia de premiação aconteceu na última sexta-feira (05) no auditório Pedro Vieira, na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da UFC.
“Participei da OCESQ em 2021 e fiquei em 29° colocado no Ceará. Prometi ao meu pai que em 2022 eu levaria pelo menos o bronze na modalidade que participei e a promessa foi cumprida, além disso, fiquei na colocação 16º do ranking estadual, o que mostra uma evolução. Este ano, prometi a medalha de ouro e irei me esforçar para cumprir esta promessa! As noites em claro estudando, o esforço e a vontade de aprender e de sempre querer saber mais valeram a pena!”, comemora ele, que é orientado pelos professores Francisco Eduardo Arruda Rodrigues e João Henrique Silva Luciano.
O estudante tem uma história de mais de sete anos no IFCE, tendo começado com o Pró-Técnico, cursinho preparatório para os cursos técnicos oferecido pelo instituto, em 2016; sendo aprovado na sequência para o técnico integrado em Eletroeletrônica, no campus de Caucaia. Atualmente, cursa o sétimo semestre da Licenciatura em Química.
Em 2019, ele participou da Olimpíada Brasileira de História, em São Paulo, com os colegas Ernando Farias e Victor Klisman, e juntos conquistaram a medalha de prata na competição. Em julho de 2022, conquistou uma vaga na Olimpíada Brasileira de Química pelo segundo ano consecutivo.
“Tenho acompanhando o Flarysson desde o ensino médio técnico em Eletrotécnica. Ele já havia participado de olimpíadas de Química no ensino médio e quando chegou à Licenciatura já perguntava quando poderia participar de pesquisas. É um aluno que sempre buscou se envolver com o meio acadêmico-científico. Hoje, ele é meu orientando em um projeto de pesquisa sobre biodiesel e biolubrificantes”, diz o professor Eduardo, atual coordenador da Licenciatura em Química do campus. “Espero que o exemplo do Flarysson sirva para encorajar outros alunos na busca por medalhas, mas, acima de tudo, do principal: o conhecimento que fica com a participação nessas competições”, afirma o docente.
Flarysson ressalta que o incentivo recebido foi fundamental para o seu desenvolvimento acadêmico e pessoal. “Desde o ensino médio, o professor Eduardo sempre nos motivou a participar de olimpíadas, seja de química, matemática, história, geografia ou física. Então, sempre tivemos um grande apoio por parte da instituição e dos professores para realizar tais provas, e também de nós mesmos. Disputávamos amigavelmente para ver quem fazia uma determinada questão complicada de matemática ou quem tirava a maior nota em alguma prova ou redação. E no fim, nos motivávamos a sempre aprender mais! Sempre nos reuníamos para estudar na biblioteca e foi ali que vi o quanto realmente eu gostava de ensinar. Viajamos, conhecemos lugares incríveis, pessoas incríveis e tudo isso por conta das olimpíadas. Sempre seremos gratos à instituição IFCE Campus Caucaia que nos fez crescer em conhecimento e mais ainda, como seres humanos”, conclui.