Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > Aluno conquista bronze na Olimpíada Cearense do Ensino Superior de Química
conteúdo

Notícias

Aluno conquista bronze na Olimpíada Cearense do Ensino Superior de Química

OCESQ

Flarysson Elias, da Licenciatura em Química do campus de Caucaia, conquistou a medalha na modalidade físico-química
última modificação: 11/05/2023 09h04

O aluno Flarysson Elias, da Licenciatura em Química do campus de Caucaia, conquistou a medalha de bronze na modalidade físico-química da Olimpíada Cearense do Ensino Superior de Química (OCESQ) 2022. A cerimônia de premiação aconteceu na última sexta-feira (05) no auditório Pedro Vieira, na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da UFC.

“Participei da OCESQ em 2021 e fiquei em 29° colocado no Ceará. Prometi ao meu pai que em 2022 eu levaria pelo menos o bronze na modalidade que participei e a promessa foi cumprida, além disso, fiquei na colocação 16º do ranking estadual, o que mostra uma evolução. Este ano, prometi a medalha de ouro e irei me esforçar para cumprir esta promessa! As noites em claro estudando, o esforço e a vontade de aprender e de sempre querer saber mais valeram a pena!”, comemora ele, que é orientado pelos professores Francisco Eduardo Arruda Rodrigues e João Henrique Silva Luciano.

O estudante tem uma história de mais de sete anos no IFCE, tendo começado com o Pró-Técnico, cursinho preparatório para os cursos técnicos oferecido pelo instituto, em 2016; sendo aprovado na sequência para o técnico integrado em Eletroeletrônica, no campus de Caucaia. Atualmente, cursa o sétimo semestre da Licenciatura em Química. 

Em 2019, ele participou da Olimpíada Brasileira de História, em São Paulo, com os colegas Ernando Farias e Victor Klisman, e juntos conquistaram a medalha de prata na competição. Em julho de 2022, conquistou uma vaga na Olimpíada Brasileira de Química pelo segundo ano consecutivo.

“Tenho acompanhando o Flarysson desde o ensino médio técnico em Eletrotécnica. Ele já havia participado de olimpíadas de Química no ensino médio e quando chegou à Licenciatura já perguntava quando poderia participar de pesquisas. É um aluno que sempre buscou se envolver com o meio acadêmico-científico. Hoje, ele é meu orientando em um projeto de pesquisa sobre biodiesel e biolubrificantes”, diz o professor Eduardo, atual coordenador da Licenciatura em Química do campus. “Espero que o exemplo do Flarysson sirva para encorajar outros alunos na busca por medalhas, mas, acima de tudo, do principal: o conhecimento que fica com a participação nessas competições”, afirma o docente.

Flarysson ressalta que o incentivo recebido foi fundamental para o seu desenvolvimento acadêmico e pessoal. “Desde o ensino médio, o professor Eduardo sempre nos motivou a participar de olimpíadas, seja de química, matemática, história, geografia ou física. Então, sempre tivemos um grande apoio por parte da instituição e dos professores para realizar tais provas, e também de nós mesmos. Disputávamos amigavelmente para ver quem fazia uma determinada questão complicada de matemática ou quem tirava a maior nota em alguma prova ou redação. E no fim, nos motivávamos a sempre aprender mais! Sempre nos reuníamos para estudar na biblioteca e foi ali que vi o quanto realmente eu gostava de ensinar. Viajamos, conhecemos lugares incríveis, pessoas incríveis e tudo isso por conta das olimpíadas. Sempre seremos gratos à instituição IFCE Campus Caucaia que nos fez crescer em conhecimento e mais ainda, como seres humanos”, conclui.