Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > Academia Cearense de Ciências empossa professora do IFCE

Academia Cearense de Ciências empossa professora do IFCE

Joélia Marques de Carvalho é docente do campus de Caucaia
última modificação: 03/04/2019 12h19
Joélia Marques será empossada como integrante afiliada da Aceci

A professora Joélia Marques de Carvalho será a primeira docente do IFCE a fazer parte da Acadêmia Cearense de Ciências (Aceci). Ela tomará posse como membro afiliada às 19h30 do dia 5 de abril, no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC). "Eu fiquei muito feliz com o convite e com a possibilidade de contribuir", diz Joélia, que também comenta sobre a organização da entidade. "É uma academia fundada por grandes nomes da ciência no Ceará, que homenageia também grandes cientistas".

O convite para que membros afiliados também componham a entidade, segundo Joélia, tem o objetivo de garantir a renovação de ideias e a troca de experiência. "Os membros afiliados são jovens pesquisadores indicados por titulares e que podem contribuir com ideias inovadoras". Além de serem indicados por pelo menos um membro titular, o pesquisador afiliado também precisa ter seu nome aprovado por consenso pela diretoria e Conselho Superior da Academia, após a análise do seu currículo e produção acadêmica.

Joélia Marques de Carvalho é professora do Instituto Federal do Ceará desde janeiro de 2009 e foi lotada inicialmente no campus de Quixadá. Em 2014 ela passou a atuar no campus de Caucaia e, desde o início de 2018, é chefe do Departamento de Ensino da unidade. Com doutorado em Ciência de Alimentos pela UFC, Joélia também já fez parte da gestão do IFCE como coordenadora de programas, projetos e periódicos da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE. Atualmente ela é docente permanente do Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia - PROFNIT.

Aceci
A Academia Cearense de Ciências foi fundada em 23 de outubro de 1985 e conta atualmente com 13 integrantes na diretoria e no Conselho Superior, além dos membros afiliados. As reuniões dos seus integrantes acontecem mensalmente no auditório do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da UFC.