Você está aqui: Página Inicial > Canindé > Notícias > Professor recebe menção honrosa em Prêmio de Tese de Doutorado da SBrT
conteúdo

Notícias

Professor recebe menção honrosa em Prêmio de Tese de Doutorado da SBrT

Sociedade Brasileira de Telecomunicações

Gilderlan Araújo é o atual coordenador de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do campus Canindé
última modificação: 15/10/2024 15h52

A tese do professor Gilderlan Araújo, atual coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará, recebeu menção honrosa na primeira edição do Prêmio de Tese de Doutorado da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT). 

Intitulado “Tensor-Based Approaches for Channel Estimation in IRS-Assisted MIMO Wireless Communications”, o trabalho foi defendido no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática da Universidade Federal do Ceará, sob orientação do professor André de Almeida. A tese aborda superfícies inteligentes reconfiguráveis, painéis inteligentes que podem reconfigurar seus elementos em tempo real para controlar as ondas eletromagnéticas incidentes, melhorando a qualidade da comunicação e ampliando a cobertura em redes celulares e Wi-Fi.  

A tecnologia se mostrava promissora para futuras redes de comunicação 6G, mas também apresentava um problema de "estimação de canal". "É o desafio de determinar as características do canal de comunicação entre várias antenas transmissoras e receptoras", explica o professor Gilderlan Araújo. "Para resolver esse problema, foram utilizadas decomposições tensoriais, que é uma ferramenta matemática utilizada para modelar dados de natureza multidimensional. Fomos um dos primeiros a propor soluções para esse problema". 

INOVAÇÃO 

Segundo o orientador do trabalho, professor André de Almeida, "enfrentar novos problemas de pesquisa ou explorar territórios desconhecidos traz riscos e benefícios. Logo nos primeiros meses após o início da tese do Gilderlan, decidimos trilhar um caminho ainda não explorado na literatura, e tivemos a felicidade de estar na vanguarda de uma nova tecnologia quando ela ainda não havia se popularizado na comunidade científica. Isto certamente contribuiu para o reconhecimento internacional da pesquisa que desenvolvemos nesta tese.”  

A pesquisa já alcançou um considerável impacto internacional, tendo sido citada mais de 280 vezes, de acordo com o Google Scholar, desde a publicação dos primeiros resultados, em 2021. O professor Gilderlan Araújo também figura entre os pesquisadores mais influentes do AD Scientific Index do anos de 2024 e 2025. 

A tese foi realizada através de uma parceria entre o Grupo de Pesquisa em Telecomunicações Sem Fio (GTEL), do qual Gilderlan faz parte, com a Ericsson, empresa multinacional líder no setor das telecomunicações. "Isso significa que as pesquisas lá desenvolvidas buscam novas soluções seja para melhorar as tecnologias atuais e para as promissoras com potencial de implementação no futuro", explica o docente. O trabalho também já rendeu um depósito de patente. 

"A tese pode ser aplicada em diversos cenários de comunicação sem fio que venham a ser auxiliados por superfícies refletoras inteligentes, seja ainda no 5G ou no 6G. Esses cenários desde comunicação celular convencional entre uma estação rádio-base e uma usuário móvel, até comunicação e sensoriamento integrados", conclui. 

SOBRE O PRÊMIO 

O Prêmio SBrT de Tese de Doutorado foi criado pela Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT) com o propósito de estimular e valorizar trabalhos de excelência e padrão internacional nas diferentes áreas das Telecomunicações e Processamento de Sinais. As teses premiadas deverão conter resultados originais que tenham contribuído significativamente para o avanço do conhecimento da teoria e dos aspectos aplicados nas áreas que compõem as telecomunicações. 

 

Andressa Souza – campus Canindé (com informações da UFC e da SBrT)