Notícias
Professor defende tese sobre contribuições do IFCE para Agenda 2030 da ONU
DOUTORADO
O professor Francisco Vidal defendeu, em outubro de 2023, tese de doutorado em Administração sobre as contribuições do Instituto Federal do Ceará para a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O campus de Canindé foi o primeiro da instituição a aderir em 2021 à Estratégia ODS, movimento que acredita no desenvolvimento responsável por meio dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável adotados pela ONU em 2015.
A pesquisa, intitulada "Contribuições e Responsividade da Gestão Pública de uma Rede Federal de Ensino Brasileira na Consecução dos 17 ODS da Agenda 2030 da ONU", foi desenvolvida na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), com orientação da professora Raquel da Silva Pereira. O trabalhou consultou 460 pessoas (dirigentes estratégicos, gestores táticos, servidores e estudantes) e entrevistou 10 dirigentes do nível estratégico da Rede Federal de Ensino. Clique aqui e acesse a tese em sua integridade.
A agenda de 17 objetivos e 169 metas deve ser atingida até 2030. Estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros. Clique aqui e conheça todos os objetivos.