Você está aqui: Página Inicial > Canindé > Notícias > Ouvidoria e Corregedoria palestram em Canindé

Ouvidoria e Corregedoria palestram em Canindé

Lei de Acesso à Informação (LAI) liderou os debates
última modificação: 09/08/2016 11h58

O assunto da manhã de ontem (13) no campus de Canindé foi transparência. Isso porque a ouvidora do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Mariângela Saboya, e o coordenador da Coordenadoria de Apoio a Assuntos de Auditoria, professor Pedro Nascimento, estiveram na unidade para palestrar aos servidores sobre ouvidoria, Lei de Acesso à Informação (LAI), corregedoria e controle.

A ouvidoria do IFCE é um órgão interno que vem, desde 2013, trabalhando como um canal de comunicação que facilite o acesso do cidadão à entidade pública. Sendo assim, busca ser um instrumento de participação popular e social, garantindo os direitos do cidadão e tendo em vista a melhoria dos serviços ofertados.

Nesse sentido, a Lei de Acesso à Informação vem orientar os órgãos públicos quanto à necessidade de transparência, seja de maneira ativa, quando a própria instituição publica a informação, ou de forma passiva, quando é demandada.

“A grande contribuição da LAI para a administração pública é dar ao nosso servidor a noção de que ele precisa sim prestar contas. A LAI vem ajudando muito a lembrar a quem nós servimos”, defende a ouvidora Mariângela Saboya. “Existem pessoas que estão contribuindo e muito para receber um serviço de melhor qualidade: isso passa pela informação que tem que ser prestada, pela aula que tem que ser boa, pelo professor que tem que estar na sala, pela assistência estudantil que tem que dar o apoio que o aluno precisa e pela parte administrativa que tem que estar trabalhando para que todo esse organismo funcione bem”.

Já o professor Pedro Nascimento, coordenador da Coordenadoria de Apoio a Assuntos de Auditoria, explicou aos servidores o papel do Departamento de Correição e Controle, criado este ano. Tendo em mente o serviço público a serviço do cidadão, o setor é responsável por tratar dos desvios de conduta dos agentes públicos, assessorando a reitoria e os campi na análise dos processos relacionados ao IFCE.