Notícias
Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual é lançado nesta terça (19)
NUGEDS
O campus de Canindé lança oficialmente na próxima terça-feira, 19 de setembro, o Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDS). O núcleo é composto por servidores, estudantes e pessoas da comunidade externa ao Instituto Federal do Ceará. Interessados em participar podem se inscrever através deste formulário online até sexta-feira, 15 de setembro.
O evento de lançamento inicia às 14 horas, no auditório, e contará com roda de conversa aberta a toda a comunidade sobre " LGBTQIAP+fobia institucional". As mediadoras serão Raquel Nepomuceno, psicóloga do campus Canindé, e Jenni Dantas, docente de Sociologia da unidade. Após o intervalo da tarde, a programação se torna restrita aos membros do Núcleo e se desloca para o Laboratório de Performance Corporal. Neste espaço, será apresentado o grupo de estudos feministas, mediado pela professora Jenni Dantas, e o projeto "Da Luta não me Retiro", uma oficina de defesa pessoal para mulheres e público LGBTQIAP+ mediada pela estudante de Educação Física e judoca Deyse Gomes. Nesse horário, também será realizada a primeira reunião do NUGEDS com os membros inscritos durante chamada pública.
SOBRE O NÚCLEO
O NUGEDS é um núcleo interdisciplinar, estruturado para estudar, planejar, apoiar e promover o desenvolvimento de ações educativas, culturais e políticas que objetivem a formação de uma consciência crítica, atualizada, inclusiva e mobilizadora em relação às temáticas de gênero e diversidade sexual. Sua atuação atravessa as áreas de assistência estudantil, ensino, pesquisa e extensão, assim como a dos demais núcleos em atividade no IFCE (NEABIs e NAPNEs). O núcleo teve seu regulamento aprovado pelo Conselho Superior do IFCE em dezembro de 2022 e está em fase de implementação em todos os campi da instituição.
O núcleo conta com uma página que reúne documentos, informações, sugestões de leituras e links para vídeos, cartilhas, leis, além de endereços úteis de órgãos e instituições de proteção aos direitos das mulheres e LGBTQIA+.
Andressa Souza - campus Canindé