Notícias
Nota oficial pelo direito à diversidade das manifestações culturais
NOTA OFICIAL PELO DIREITO À DIVERSIDADE DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS
Há oito anos prestamos serviços à sociedade, em especial, à dos Sertões de Canindé. Ao longo desse tempo, enfrentamos desafios e obtivemos êxitos enquanto Instituição, sempre pautados pela defesa da democracia e da promoção dos direitos humanos em prol de uma educação libertadora, igualitária, pública, gratuita e de qualidade.
De tal maneira, o campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará defende e defenderá a liberdade de expressão artística e o respeito à diversidade das manifestações culturais. A Constituição brasileira, no seu 125º artigo, garante o pleno exercício dos direitos culturais, que permitem o respeito à dignidade a partir do reconhecimento da identidade do indivíduo e de suas qualidades.
A censura e o preconceito violam este que é um direito fundamental à livre manifestação artística e cultural, expressão esta que independe de juízos individuais de valor quanto ao que é ou não cultura ou quanto ao que é ou não é uma cultura merecedora de atenção, respeito ou espaço. Nos tempos sombrios em que tais ataques se tornam comuns, vemos ainda mais a educação como caminho emancipatório para o resgate do humanismo e da tolerância.
11 de abril de 2018,
Francisco Antônio Barbosa Vidal
Diretor-geral do campus Canindé do Instituto Federal do Ceará
Marina Morais
Professora do curso FIC de Técnica Vocal: Canto Popular Solo e Coletivo