Notícias
Nedet promove seminário de regularização fundiária
Desenvolvimento territorial
O campus de Canindé sediou, na última terça-feira (24), um seminário de regularização fundiária para os agricultores da região. O evento foi uma atividade promovida pelo Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedet).
“O Nedet é um grupo de pesquisas e estudos voltado para atender as atividades de extensão e de desenvolvimento territorial da região de Canindé”, explica o coordenador do projeto, professor Solonildo Almeida. O grupo realiza assessoramento técnico aos territórios rurais, buscando o desenvolvimento de seis municípios da região: Canindé, Boa Viagem, Paramoti, Madalena, Caridade e Itatira.
Uma das demandas do público atendido pelo Nedet foi o seminário sobre regularização fundiária realizado no campus. A palestra foi conduzida por Francisco Mesquita, assessor do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), acerca do programa de cadastro e regularização fundiária. “O programa consiste em dar um documento de propriedade de terra para quem não tem. Isso já vem se desenvolvendo em todo o Estado. É um programa de cunho social altíssimo, porque é um resgate de cidadania para aqueles produtores que vão receber o título”, detalha o assessor.
O público foi formado por representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce); da Secretaria de Agricultura; do Comitê Setorial de Mulheres do Território e do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).