Notícias
NAPNEs lançam e-book sobre experiências educacionais de acessibilidade
INCLUSÃO
Os Núcleos de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNEs) dos campi de Acopiara, Boa Viagem, Canindé e Ubajara lançaram, no fim de 2024, o e-book “Inclusão em Movimento: Relatos de Práticas Educacionais Transformadoras”. A obra reúne relatos sobre acessibilidade e inclusão, destacando as experiências vividas e promovidas por equipes dedicadas ao fortalecimento da educação inclusiva.
“Os capítulos investigam múltiplas dimensões da inclusão educacional. A resistência e o reconhecimento aparecem como elementos centrais para compreender o poder transformador da existência e da inclusão, trazendo à tona a importância de criar espaços que acolham e respeitem as diferenças”, destaca o organizador da coletânea e coordenador do NAPNE em Boa Viagem, professor Leonardo Barros.
O campus de Canindé contribuiu com o capítulo “Tecnologia e Inclusão para Acessibilidade Comunicacional no IFCE Campus Canindé: Relatos de uma Travessia Formativa”. O texto é assinado coletivamente pelos professores Thaidys Monte e Igor Rodrigues, pela intérprete em Libras Elizangela Augusto, e pelas estudantes Mirian Freitas e Amanda Barbosa. Nele, os autores abordam o uso da tecnologia como uma estratégia relevante para ampliar a acessibilidade comunicacional em contextos educacionais, compartilhando a experiência de desenvolvimento do tótem de acessibilidade em Libras.
Clique aqui e confira o e-book na íntegra.
Andressa Souza – campus Canindé