Notícias
II Educação Física em Ação movimenta Canindé
Encontro
1º de setembro: Dia do Profissional de Educação Física. Em alusão à data, o campus de Canindé promoveu a segunda edição do encontro Educação Física em Ação, desta vez com a temática “Educação Física como Prática Social: Constituindo Diálogos em Rede”.
“A gente entende a Educação Física como prática social e, portanto, todas as suas manifestações e saberes precisam ser pensados junto com a comunidade”. Com isso, a professora Samara Moura, organizadora do encontro, justifica a sua localização. O evento ocupou a Praça Tomaz Barbosa, no centro de Canindé, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, com diversas atividades voltadas para a comunidade. Estudantes e professores promoveram aulões de capoeira, aeróbica, judô e lutas lúdicas; tendas de saúde ofereciam serviços de aferição de pressão arterial, medição de glicemia e avaliação física. Cerca de 300 pessoas foram atendidas nos dois dias.
A programação ofereceu também experiências inclusivas, como o passeio guiado, em que alunos acompanhavam voluntários de máscaras em passeios de bengala ou em cadeiras de rodas, para um mergulho na vivência do deficiente visual ou físico. Maria Eduarda Bezerra, 13 anos, testou um percurso com obstáculos em uma cadeira de rodas. “Estava com dificuldade para girar a cadeira e fazer as curvas, meus braços doíam muito. Imagina fazer aquilo todo dia?”, comenta. “Deve ser ruim”.
“Essas reações das diversidades das manifestações corporais como realidade de pensamento social são onde a gente consegue compreender princípios sobre a humanização, a sociabilidade, a conquista de direitos, a educação emancipatória e também como prática fundante de pensar a realidade social de modo a transformá-la”, defende a professora Samara Moura.