Notícias
IFCE promove debate sobre livro "Quarto de Despejo"
Consciência Negra
Como parte das atividades da Jornada da Educação para a Consciência Negra, o campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará promove o evento "Quarto de Despejo – Um debate sobre a atualidade da escrita de Carolina Maria de Jesus". A iniciativa, organizada pelos núcleos de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI) e de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDS), acontecerá no anfiteatro da Praça dos Mestres, em Canindé, às 9h do dia 27 de novembro.
O evento promove uma discussão sobre o livro "Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada", abordando a relevância da obra e o impacto da autora na literatura brasileira. A ação também discute a importância da leitura de autoras e autores negros que constituem a literatura brasileira, mas que pouco são estudados, apontando para a reprodução do racismo nos espaços formais de educação. Após o debate serão ofertadas duas oficinas de adinkras, símbolos gráficos que fazem parte de uma tradição do povo Ashanti, da África Ocidental, e são usados para representar conceitos ou aforismos.
O evento é gratuito, aberto ao público e voltado para estudantes do IFCE e de escolas da rede estadual e comunidade em geral. Haverá certificação para os participantes. As inscrições podem ser realizadas online neste link.
PALESTRANTES
A condução da mesa redonda será das professoras Rafaella Florêncio, Karla Gomes e Dandara Albuquerque.
Rafaella Florêncio é Mestra e Doutora em Educação Brasileira (UFC), Especialista em Docência do Ensino Superior (FLATED), licenciada em História (URCA) e em Pedagogia (FAIBRA). É professora do campus de Canindé do IFCE e vice-coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígena (NEABI) da unidade. Desenvolve pesquisas no campo da História da Educação imbricadas nas discussões de Raça e Gênero.
Karla Gomes é Mestra em Avaliação de Políticas Públicas (UFC/IFCE), especialista em Gestão em Políticas Públicas (UVA) e pedagoga (FAEC/UECE). É professora do campus de Crateús do IFCE. Trabalhou como Coordenadora Pedagógica na Sociedade Amigos da Biblioteca Norberto Ferreira Filho - SABI; Produtora na Cia. de Teatro Os Cara da Arte e no Cine Poti; orientadora nos Projetos Mais Educação e Mais Cultura nas escolas Furtado Leite, Vilebaldo Martins e Francisca Machado; Elaboradora de Projetos na Secretaria de Cultura de Crateús e Novo Oriente e Secretária Adjunta de Cultura no município de Crateús. Poetisa, contadora de histórias, cineclubista e agitadora cultural.
Dandara Albuquerque é mestranda em Tecnologias Sustentáveis pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), especialista em Educação e Relações Étnico-raciais pela Faculdade UNIBF e geógrafa licenciada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integra o Grupo de Pesquisa - Núcleo Avançado de Tecnologias Analíticas (NATA UNILAB) e colabora no Grupo de Pesquisa e Articulação Campo, Terra e Território (NATERRA/UECE). É membra da Gestão da Associação de Geógrafos Brasileiros (AGB) - Sessão Fortaleza/CE e da Articulação Cearense de Agroecologia (ARCA). Cofundadora da Rede Afroindigena Ambientalista do Ceará (RAIA). Pesquisadora nas áreas de Geografia; Educação; Relações Étnico-raciais; Gênero e Meio Ambiente.