Você está aqui: Página Inicial > Canindé > Notícias > IFCE Canindé participa de missão acadêmica em Portugal e na Espanha
conteúdo

Notícias

IFCE Canindé participa de missão acadêmica em Portugal e na Espanha

NIAVE

Estudantes e professor apresentaram pesquisa sobre formação docente em congresso internacional
última modificação: 24/10/2024 17h16

O professor Leandro Sousa e as estudantes Vanusa Melo e Wanessa Camurça representaram o campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará durante o 2º Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação (CIIPEE), realizado em Lisboa no fim de setembro. Os três integram o Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe) e apresentaram os resultados iniciais de pesquisa sobre a formação de professores de Educação Física, financiada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). 

A bolsista pesquisadora Wanessa Camurça destacou a importância de participar de um congresso acadêmico internacional ainda durante a graduação. "Foi uma experiência maravilhosa e enriquecedora, com uma imersão científica e cultural que marcou minha vida acadêmica", afirmou. Ela relatou que a troca de ideias com pesquisadores de várias partes do mundo ampliou suas perspectivas sobre a formação de professores. "A recepção ao nosso trabalho foi excelente, e pude perceber o interesse de pesquisadores de diferentes países no que apresentamos, o que motivou ainda mais minha jornada acadêmica." 

A estudante Vanusa Melo, por sua vez, destacou a oportunidade de interagir com especialistas de diversos países durante o congresso, discutindo desafios e inovações na formação de professores. "Quando comecei a apresentar os resultados parciais do projeto de pesquisa do qual sou bolsista, percebi que as pessoas estavam realmente interessadas no que eu tinha a dizer. Isso foi gratificante e me deixou muito motivada", comentou. "Discutir as experiências e os desafios que enfrentamos na avaliação educacional e na formação de professores me fez perceber que, embora venhamos de contextos distintos, compartilhamos preocupações em comum. Essas trocas de ideias ampliaram minha visão sobre a educação e reforçaram meu interesse pela pesquisa". 

PORTUGAL E ESPANHA

Após a participação no congresso, o trio de pesquisadores seguiu para visitas técnicas e novas apresentações da pesquisa em desenvolvimento na Universidade do Minho, ainda em Portugal, e na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha. " O ambiente colaborativo favoreceu a troca de ideias e experiências, fortalecendo nossas conexões e ampliando nossas perspectivas sobre pesquisa e educação. Receber feedbacks construtivos após nossas apresentações foi fundamental para expandir nossas abordagens", destaca Vanusa.  

"Acredito que essa experiência internacional também incentive a outros alunos da minha instituição a ver que essas oportunidades são possíveis", ressalta Wanessa. "apesar de incomum a presença de graduandos nessas missões com mestrandos e doutorandos, todos nós somos pesquisadores e devemos dar o nosso melhor nas condições que temos". 

SOBRE A PESQUISA 

A pesquisa apresentada é intitulada "Formação de professores de Educação Física em contexto: análise do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência e Programa Residência Pedagógica" e conta também com a professora Thaidys Monte em sua equipe de realização. A proposta, financiada pelo edital Funcap Pró-Humanidades, busca analisar qualitativamente os programas de formação de professores e seus impactos na formação docente em Educação Física. 

 

Andressa Souza – campus Canindé