Notícias
Ex-aluno torna-se professor de Canindé
Educação Física
Dizem por aí que o bom filho à casa torna. Três anos após formar-se no curso de Licenciatura em Educação Física, Leandro Sousa retorna ao campus de Canindé não mais na condição de aluno, mas sim como professor.
“Eu fico muito feliz de voltar para a instituição que me formou e poder contribuir com ela, saber que é uma segunda casa para mim. Tenho muita satisfação de estar trabalhando aqui agora“, comenta o docente.
Leandro fez parte da primeira turma de Educação Física do campus, iniciada em 2010 com a implantação da unidade. No começo de sua formação, ele e os colegas do município de Itatira, a 42 km de Canindé, precisaram contornar diversos obstáculos e se submeter a várias agruras para alcançarem o sonho do diploma de nível superior em uma instituição pública de ensino. Um deles foi o transporte: foram quase dois anos indo e voltando para casa em um “pau de arara”.
“A gente tinha que se adaptar aos horários do pau de arara. A gente saía do distrito de Cachoeira quatro e meia da manhã, alguns amigos meus eram de um distrito mais distante e saíam por volta de três e meia. Chegávamos seis e meia da manhã na cidade e ficávamos esperando a aula começar”, lembra Leandro. “No começo foi um pouco conturbado, hoje melhorou muito”.
Apesar das dificuldades, Leandro sabia o que queria e estabeleceu um foco desde o início: começou a estudar para concursos no terceiro semestre da faculdade. Em 2015, foi aprovado para professor no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), onde passou oito meses antes de conseguir ser redistribuído de volta para casa no Ceará.
“É uma responsabilidade grande, porque eu sou daqui e tenho um dever comigo mesmo de dar um retorno, de contribuir, de ter um empenho em trabalhar pelo desenvolvimento da instituição”, afirma o professor. “ Ainda me sinto na posição dos alunos, reconheço as dificuldades deles e tento atuar em cima das dificuldades que eu tive enquanto aluno para maximizar a aprendizagem deles e passar experiência”.
Além de Leandro Sousa, outras duas ex-alunas de Canindé ingressaram no IFCE como docentes: Nimara Cruz, do curso de Educação Física, que hoje está em Camocim; e Raiane Santos, do curso de Redes de Computadores, que atua em Tauá.