Você está aqui: Página Inicial > Canindé > Notícias > Estudante de Canindé recebe Prêmio de Extensão Anna Érika
conteúdo

Notícias

Estudante de Canindé recebe Prêmio de Extensão Anna Érika

AGENDA ONU 2030

Alice Laurindo ficou em segundo lugar na categoria Direitos Humanos e Justiça
última modificação: 29/12/2023 14h11

A estudante Alice Laurindo, do curso de Gestão de Turismo do campus Canindé, foi uma das agraciadas com o I Prêmio de Extensão Anna Érika Ferreira Lima Meireles, concurso promovido pela Pró-Reitoria de Extensão do IFCE. A solenidade de premiação foi realizada nesta terça (19) no auditório da Reitoria, em Fortaleza. 

O projeto "ODS - Agenda 2030 da ONU nas comunidades" ficou em segundo lugar na área de Direitos Humanos e Justiça, na categoria de estudantes. "O objetivo foi disseminar a Agenda 2030 da ONU que busca, através de suas metas, contribuir para o desenvolvimento sustentável, para um planeta mais justo socialmente, promovendo sociedades pacíficas", explica o professor Francisco Vidal, orientador da aluna. 

Para divulgar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a equipe utilizava estratégias virtuais (com um perfil no Instagram) e presenciais, com palestras e oficinas realizadas em escolas e associações comunitárias da zona rural de Canindé. Para Alice Laurindo, superar a timidez e falar em público, seja através de uma câmera em rede social ou não, fez parte da vitória. "Eu percebi que muitas pessoas não sabiam sobre desenvolvimento sustentável ou que se tinham esse conhecimento, ignoravam. Pude conversar com crianças do segundo e do nono anos do Ensino Fundamental, pude falar sobre desmatamento com agricultores do assentamento de Jacurutu para levar essa mensagem de sustentabilidade", lembra. 

PRÊMIO 
 
O objetivo do prêmio é homenagear in memorian a professora Anna Érika Ferreira Lima Meireles, pela defesa dos povos tradicionais e do meio ambiente, por sua luta antirracista e seu legado como pioneira na implantação e consolidação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabis). 

A iniciativa buscou também fortalecer e visibilizar as ações extensionistas desenvolvidas no IFCE, em parceria com as comunidades do seu entorno, através de projetos que valorizam as trocas de saberes e o compartilhamento de experiências. Foram agraciados 24 vencedores nas seguintes áreas de extensão: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, tecnologia e produção, saúde e trabalho. 

 

Andressa Souza – campus Canindé