Você está aqui: Página Inicial > Canindé > Notícias > Encontro Pedagógico discute avaliação da aprendizagem
conteúdo

Notícias

Encontro Pedagógico discute avaliação da aprendizagem

2017.1

Fórum reuniu docentes e técnicos administrativos do campus Canindé antes do início do semestre
última modificação: 25/05/2017 10h27

O campus de Canindé realizou, nos dias 17 e 18 de maio, a edição 2017.1 do Encontro Pedagógico. Organizado pela Coordenadoria Técnico-Pedagógica e pela Diretoria de Ensino, o fórum deste semestre reuniu docentes e técnicos administrativos para debater avaliação da aprendizagem e o papel da arte e da criatividade na resolução de problemas.

“Ensino e aprendizagem andam sempre juntos. A ocorrência de um pressupõe o outro.  Esse entendimento possibilita a compreensão de que professor e aluno são responsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem”, destacou o professor Leandro Sousa, doutorando e Mestre em Educação Brasileira, pesquisador em Avaliação Educacional. Para o docente, essa visão traz uma nova compreensão da avaliação em sala de aula. “Quando se avalia a ‘aprendizagem’, entendia-se que a responsabilidade pelo rendimento recaia apenas ao aluno. No entanto, a avaliação indica o sucesso (ou fracasso) tanto do aluno como do professor”.     

Docente e ex-aluno do curso de Licenciatura em Educação Física do campus Canindé, Leandro ressalta a importância e a necessidade de discutir a avaliação do ensino-aprendizagem em uma Instituição de Ensino Superior, já que existe, em sua opinião, uma cultura de responsabilização  exclusiva aos alunos pelo sucesso acadêmico. “Normalmente, os professores são inflexíveis na sua condução didática, nos métodos de ensino, sob a justificativa de que o aluno, e apenas ele, é inteiramente responsável pelo seu sucesso e rendimento acadêmico. Acredito que a discussão proporcionada possibilitou reflexões nesse sentido”, defende. 

registrado em:
Assunto(s): Educação