Notícias
Encontro de Redes de Computadores chega à 2ª edição
Tecnologia
O II Encontro Tecnológico de Redes de Computadores (Enterc), evento acadêmico, científico e industrial promovido pelo Eixo de Informação e Comunicação do campus de Canindé, chegou à sua segunda edição nos dias 14 e 15 de dezembro. A programação ofereceu palestras e oficinas com especialistas da área de Redes de Computadores e Ciência da Computação abrangendo as áreas de Segurança da Informação, Internet das Coisas e certificações na área de Tecnologia da Informação. O encontro congregou cerca de 100 participantes, inclusive estudantes do curso de Redes de Computadores de outros campi do IFCE.
A palestra de abertura foi ministrada por Sandy Maciel, analista da qualidade, formanda em Sistemas de Formação e engajada em movimentos de empoderamento feminino na área da TI, como o Salto na Computação, PyLadies e ByteGirl. O tema de sua fala conjugou com o ativismo, já que Sandy debateu com os estudantes e professores presentes no auditório, na noite do dia 14, o protagonismo das mulheres na TI.
“Estar dentro de uma faculdade [para debater esse tema] é impagável, porque essas pessoas estão formando uma mentalidade. Esses meninos são os mesmos que vão estar nas empresas trabalhando com muitas dessas meninas e podem não saber como lidar, porque, querendo ou não, essa ainda é uma área machista. Então a gente tenta mudar mentalidades, fazer as pessoas pensarem fora da caixinha”, acredita Sandy.
A agenda do evento contou também com as seguintes palestras: “Corporativismo e Empreendedorismo em TI”, por Fabrício Mendes, do Pirambu Digital; “Certificações na área de TI”, por João Alexandre Lobo, da Academia de TI; “World Skills – Redes de Computadores”, por Edilaine Santiago do IFCE; “IaaS e os desafios da adoção de nuvens para HPC”, por Wagner Al-Alam, da UFC; e “Internet das Coisas”, com Marciel Bastos, também da UFC.
Em paralelo às palestras, foram ofertadas oficinas de Android Básico, Segurança Ofensiva, Esteganografia, Introdução ao Google Docs e Introdução ao Desenvolvimento de Jogos com Scratch. Ao mesmo tempo, também foram realizados campeonatos de jogos digitais como Counter Strike e League of Legends, além de uma maratona hacker.