Você está aqui: Página Inicial > Canindé > Notícias > Canindé recebe mais dois intérpretes de Libras
conteúdo

Notícias

Canindé recebe mais dois intérpretes de Libras

INCLUSÃO

Profissionais já começaram a atuar em atividades de ensino, extensão e atendimento bilíngue desde julho
última modificação: 09/09/2022 13h54

O Instituto Federal do Ceará reforçou seu quadro com mais de 70 tradutores-intérpretes de Libras (TILS), a Língua Brasileira de Sinais. Canindé é um dos 20 campi contemplados, além da Reitoria, e dispõe de dois novos profissionais atuando desde julho de 2022.

Fátima Freire e Ivan Oliveira, contratados mediante licitação, somam-se à equipe do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), que já contava com uma TILS, a servidora Elizângela Augusto. Agora, o campus totaliza três tradutores-intérpretes em revezamento para atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de atendimento bilíngue especializado.

“Nós estamos muito contentes com a chegada dos novos profissionais e agora nós estamos interagindo bem mais”, destaca Amanda Barbosa, estudante surda da licenciatura em Educação Física.

“A gente já percebe a diferença”, concorda Jamily Rodrigues, também aluna surda do mesmo curso. “Hoje a gente sente que está incluída no processo por conta da Língua de Sinais estar mais presente”.

Ivan Oliveira, hoje tradutor-intérprete de Libras no IFCE, é licenciado em Educação Física pelo campus Canindé. “Quando iniciei o curso, eu já estava imerso na luta da pessoa com deficiência no município. A Libras entrou na minha vida bem antes de eu vir para cá como aluno e quando fiz a disciplina, foi uma aproximação: o curso me trouxe ainda mais para essa realidade”, contextualiza. “Como pessoa com deficiência, posso perceber as diversas dificuldades que existem para ingressar e permanecer dentro de um curso de nível superior e foi essa percepção que me levou também a me somar às pessoas surdas porque pouquíssimas ingressam por não conhecer as condições que uma universidade pode oferecer para que elas iniciem e concluam seus cursos”.

INCLUSÃO EM TODO O ESTADO

A chegada dos 70 TILS ao IFCE é resultante de um trabalho conjunto entre as pró-reitorias de Extensão (Proext) e Gestão de Pessoas (Progep). Os Núcleos de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (Napnes) também foram determinantes, e seguem acompanhando os trabalhos em várias unidades da instituição pelo estado.

Inicialmente, por conta do calendário letivo e suas especificações, estão sendo atendidos na primeira demanda os campi de Acopiara, Aracati, Camocim, Canindé, Crateús, Juazeiro do Norte, Maranguape, Paracuru e Sobral. Em seguida, serão contemplados, também, as unidades do IFCE em Acaraú, Baturité, Fortaleza, Guaramiranga, Horizonte, Iguatu, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Reitoria e Tabuleiro do Norte. O contrato com a empresa vencedora do processo licitatório é de um ano, podendo ser prorrogado por mais cinco, assegurando regularidade e continuidade do atendimento aos estudantes que precisam desse suporte.

 

ATENDIMENTO - NAPNE
Segunda a sexta: 8h às 17h
Contato: napne.caninde@ifce.edu.br 

 

Andressa Souza (Canindé) e Luís Carlos de Freitas (Reitoria)