Notícias
Canindé recebe comunidade durante 3º Universo IFCE
22 e 23 de novembro
O campus de Canindé promoveu, ao longo dos dias 22 e 23 de novembro, a terceira edição do Universo IFCE. O evento promoveu a visita de aproximadamente 250 estudantes dos ensinos fundamental e médio da rede pública de ensino da região. O objetivo era apresentar os cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação ofertados pelo Instituto, projetos de pesquisa e extensão com grande potencial de despertar o interesse dos visitantes, além de atrações artísticas, culturais, científicas, tecnológicas e de esporte e lazer.
Em 2017, a programação do Universo IFCE de Canindé proporcionou aos visitantes uma visão geral das ações desenvolvidas na unidade. Foram ofertados tours guiados pelo campus para conhecer a infraestrutura de salas de aula, laboratórios, biblioteca e espaços esportivos e interdisciplinares. Nas salas temáticas de cada curso existente, estudantes e professores apresentaram as atividades de ensino. A pesquisa teve seu espaço de divulgação através da mostra científica; na área de extensão, foram ofertados 38 minicursos e oficinas nas áreas dos eixos temáticos do campus, contemplando 853 vagas para as comunidades acadêmica e externa. Além de tudo isso, a edição deste ano promove apresentações culturais e show de talentos.
“Com esse evento anual, a gente espera que as atividades que a gente realiza tenham mais visibilidade e que a comunidade possa conhecer e buscar participar não são só dos cursos regulares, mas também das atividades de pesquisa e extensão”, afirma a professora Bárbara Ferreira, coordenadora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do campus Canindé e organizadora do Universo IFCE.
Kaio Almeida, aluno do primeiro ano do Ensino Médio, esteve pela primeira vez no campus durante o Universo IFCE. Dentre todas as atrações do evento, a sua favorita foi a de Biologia, que integrou a Mostra Científica do Ensino Médio. “Responderam todas as minhas dúvidas, explicaram muito bem e de uma maneira bem descontraída”, comenta. “Espero poder ir mais vezes”.