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Canindé discute formação docente em fórum
2016.2
Professor Valdemarim Coelho Gomes ministra palestra “Formação docente e discente: Quem educa o educador em tempos de crise estrutural do capital”
O campus de Canindé realizou, no dia 16 de novembro, a edição 2016.2 do Encontro Pedagógico. Organizado pela Coordenação Técnico-Pedagógica e pela Diretoria de Ensino, o fórum deste semestre reuniu cerca de 40 docentes e técnicos administrativos para debater a formação dos educadores e educandos em um contexto de crise.
“É um tema bem propício porque vivemos um tempo nebuloso e também em confuso em relação à formação dos docentes, que se encontra precarizada e que precisa ser repensada e refletida nesses momentos para que possa ser fortalecida”, defende a pedagoga Maria Izabel Pereira, organizadora do Encontro.
“Temos uma ópera em cada aula, temos a nossa obra, o nosso legado para uma geração de alunos que virão a cada semestre. A escola e a família são um grande trampolim de mudança”, destacou o diretor de Ensino do campus, professor Basílio Fechine, na abertura do evento.
Pela manhã, o fórum pedagógico teve como convidado o professor e Doutor em Educação Valdemarim Coelho Gomes, coordenador da linha “Marxismo, Educação e Luta de Classes” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele ministrou aos presentes a palestra “Formação docente e discente: Quem educa o educador em tempos de crise estrutural do capital”.
Em sua fala, Valdemarim ressaltou que o modelo de formação do professor está diretamente ligado ao papel da escola. “Costumo sempre dizer que a gente precisa dar uma formação mais política aos indivíduos. Formar politicamente os indivíduos não significa formar os indivíduos para a política e nem numa direção política, mas oferecer os elementos das relações sociais que possibilitem a esses indivíduos construírem suas ideias autônomas para daí sim, tomar posições políticas na sociedade. Se nós fizermos isso dentro da escola, nós possibilitaremos aos indivíduos se movimentarem dentro da autonomia que é própria da escola fomentar”, defende.
Durante a tarde, coordenações de cursos e colegiados se reuniram para debater a resolução da carga horária docente e os Planos Individuais de Trabalho (PIT).