Você está aqui: Página Inicial > Canindé > Notícias > Canindé promove Encontro Pedagógico
conteúdo

Notícias

Canindé promove Encontro Pedagógico

Fórum discutiu os fatores que interferem na permanência e no êxito dos discentes
última modificação: 16/06/2016 13h45
Exibir carrossel de imagens Foto: Eugênio Pacelli Fórum discutiu os fatores que interferem na permanência e no êxito discente

Fórum discutiu os fatores que interferem na permanência e no êxito discente

O campus de Canindé realizou, nos dias 15 e 16 de junho, a edição 2016.1 do Encontro Pedagógico. Cerca de quarenta professores e técnicos administrativos se reuniram para debater os fatores pedagógicos que interferem na permanência e no êxito dos discentes.

O diretor-geral do campus de Canindé, professor Francisco Vidal, ressaltou que o momento era de “reoxigenação institucional”, afirmando que o processo de ensino-aprendizagem é um constructo contínuo.

“Temos diante de nós o desafio de refletir sobre nossa prática e debater sobre assuntos inerentes ao nosso campo de trabalho, a docência atual e a evasão no campo discente. As melhorias de ensino, os processos avaliativos, as formas de gestão e gerenciamento dão sentido considerável no contexto do projeto institucional e, acima de tudo, pedagógico, cujo fim último é a formação de nossos estudantes e, por que não dos nossos professores?”, destacou o professor Basílio Fechine, chefe do Departamento de Ensino da unidade.

No primeiro dia, o pró-reitor de Ensino do IFCE, professor Reuber Saraiva, apresentou aos participantes a ferramenta IFCE em Números, desenvolvida pela Pró-Reitoria de Ensino. A plataforma online é fruto de estudos iniciados em julho de 2015 e compila dados desde 2009 apurados do sistema acadêmico da instituição. Por meio de gráficos, planilhas e tabelas, é possível verificar situação de matrículas, origem dos estudantes, formas de ingresso na instituição, taxas de conclusão de cursos, entre outras possibilidades.

Para Reuber Saraiva, a ferramenta é muito importante para a comunidade do IFCE, principalmente para o coordenador de curso. “Porque ele poderá ver a evolução do seu aluno naquele curso e também fazer contato com alunos que se evadiram, para sugerir que reingressem na instituição. Os coordenadores poderão ver quais componentes curriculares mais reprovam, para que possa ser feito um trabalho com bolsas de monitoria”, exemplifica.

A agenda do Encontro Pedagógico trouxe, na tarde da quarta-feira, uma discussão sobre a docência no ensino superior, proferida por Carmensita Passos, docente da Faculdade de Educação da UFC. Os encaminhamentos para o semestre que se inicia, assim como seu planejamento por eixo, estão programados para a quinta-feira.

O fórum contou também com apresentação das ações do campus como um todo pela Direção Geral; do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne); do Departamento de Administração e Planejamento, cujas execuções orçamentárias são públicas e disponíveis aqui; e da Coordenação Técnico-Pedagógica (CTP).