Você está aqui: Página Inicial > Canindé > Notícias > Campus de Canindé é representado na 40ª Reditec

Campus de Canindé é representado na 40ª Reditec

REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

O diretor-geral, Francisco Vidal, participou do encontro em Vitória (ES)
última modificação: 27/09/2016 14h35

O diretor-geral do campus de Canindé, professor Francisco Vidal, representou a unidade durante a 40ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) e o Congresso Internacional da Federação dos Colleges e Politécnicos (WFCP, por sua sigla em inglês), ambos em Vitória (ES) de 20 a 23 de setembro. A proposta é que gestores da Rede Federal e de mais de 60 países participem dos dois eventos, discutindo “O Papel da Educação Profissional no Século 21”, tema que norteia toda a programação.

A Reditec é um evento anual, realizado pelo Conif e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), direcionado a gestores de institutos federais, centros federais de educação tecnológica, escolas técnicas vinculadas a universidades e do Colégio Pedro II. O encontro deste ano, realizado no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), teve como tema “O papel da Educação Profissional e Tecnológica no século XXI”.

A WFCP evidenciou as macrotendências do modelo da Unesco, que aborda as premissas fundantes da educação técnica e profissional no mundo. Houve também partilhas de experiências exitosas do Canadá, Reino Unido e da China. “O desafio é conciliar práticas de elevado desempenho técnico e de desenvolvimento de habilidades  com abordagem humanística e alcance das metas vinculadas aos objetivos do desenvolvimento sustentável formulados pelos países membros da ONU para 2030”, acredita o professor e diretor-geral Francisco Vidal.

No âmbito da Reditec, enfatizou-se a interface entre educação profissional e inclusão social e o evento teve como marco institucional a Carta de Vitória que ressalta a importância da Rede Federal como política de Estado para o desenvolvimento do país e a garantia do direito à educação pública e gratuita.