Notícias
Bolsistas do Pibid aprovam artigos para revista Conexões
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
A Revista Conexões – Ciência e Tecnologia, periódico de divulgação científica e tecnológica do Instituto Federal do Ceará (IFCE), publicou sua nova edição especial sobre “Ensino de Ciências e Matemática”. A 4ª edição do nono volume lançado é formada por 19 artigos, dos quais três foram aprovados por estudantes e docentes do campus Canindé.
Os objetos de investigação dos trabalhos apreendem experiências formadoras vividas por discentes do curso de Licenciatura em Matemática no âmbito de suas atividades como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Os estudos desenvolvidos nas produções desta edição abrangem pesquisas sobre os métodos e processos de aprendizagem discentes e práticas, relatos e experiências docentes, no âmbito das áreas da matemática e ciências, baseando-se em teorias e resultados de aplicações reconhecidas neste segmento. Tais perspectivas visam a incentivar o advento de novos conhecimentos e metodologias e contribuir para o crescimento desta área que obtém cada vez mais destaque entre pesquisadores e professores.
Confira os trabalhos aprovados:
- “A avaliação e tratamento do erro no processo de ensinagem de Matemática por bolsistas Pibid do IFCE Canindé”, por Idelmar Gomes Ferreira, Ana Cláudia Gouveia de Sousa, Luciana de Oliveira Souza Mendonça e Samara Moura Barreto de Abreu;
- “Conhecimentos docentes de licenciandos em Matemática no âmbito da formação e ações desenvolvidas no Pibid do IFCE Canindé”, por Francisca Renata Silva Barbosa, Ana Cláudia Gouveia de Sousa, Luciana de Oliveira Souza Mendonça e Samara Moura Barreto de Abreu;
- “Os níveis de conhecimentos geométricos dos alunos de uma escola parceira do Pibid na perspectiva da teoria de Van Hiele”, por Francisco Erilson Freire de Oliveira e Luciana de Oliveira Souza Mendonça.
A versão online está disponível para leitura integral dos textos aqui.
Mais aprovações
Outro artigo fruto das vivências do Pibid - Matemática/Canindé foi contemplado com a publicação, este desenvolvido pelas professoras Ana Cláudia Gouveia e Luciana de Oliveira Souza Mendonça. Intitulado "Aprendizados discentes e docentes: formar formando-se na Licenciatura em Matemática", o trabalho integra o periódico Educação Matemática em Revista (EMR) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Confira a produção e a publicação integral.