Você está aqui: Página Inicial > Canindé > Notícias > Audiência pública referenda novos cursos para o campus de Canindé
conteúdo

Notícias

Audiência pública referenda novos cursos para o campus de Canindé

EXPANSÃO

Próxima etapa envolve elaboração e aprovação do projeto pedagógico
última modificação: 23/08/2016 11h34

O campus de Canindé promoveu, na tarde desta quinta-feira (18), uma audiência pública para assinalar o referendo de nove cursos para implantação na unidade. Com participação das comunidades interna e externa, com representantes de movimentos sociais, escolas e agremiações culturais, foram aprovados os técnicos em Eletrônica, Guia de Turismo, Regência, Informática e Manutenção e Suporte para Informática; as licenciaturas em Computação, Música e Pedagogia; e a tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

De acordo com o chefe do Departamento de Ensino Básico e Técnico do IFCE, professor Ricardo Liarth, o referendo não define que os cursos serão criados imediatamente, mas dá à gestão do campus a responsabilidade de planejar a implantação, etapa que envolve desde a elaboração e aprovação dos projetos pedagógicos até a captação de recursos, tanto de pessoal, quanto de custeio e de capital para possibilitar a efetivação desses cursos.

“Nosso compromisso é com o desenvolvimento social e humano dos sertões de Canindé”, assinala o diretor-geral do campus, professor Francisco Vidal. Para ele, este é o momento de revisitar os projetos de desenvolvimento institucional e educacional da unidade para continuar a atender às demandas da região.

O curso técnico em Regência e a licenciatura em Música foram duas fortes e mobilizadas demandas populares atendidas pelo referendo da audiência pública. “Esse curso é um sonho da comunidade cultural. Nós temos nossos projetos, nossas instituições, nossos pontos de cultura e nós sempre sonhamos com essa possibilidade de termos um curso de Artes na nossa região”, afirma Ramon Braga, representante do Fórum de Cultura dos Sertões de Canindé.


Democratização do processo
As opções disponibilizadas para a audiência pública foram apontadas durante as fases anteriores do processo de implantação de novos cursos, nas consultas realizadas nos fóruns interno e externo promovidos em maio deste ano. Essas sugestões também já passaram por uma etapa de enquete popular, cujo objetivo era medir a expectativa da comunidade em relação aos cursos propostos.

Assunto(s): Educação